Menu fechado

Aspectos importantes sobre a manutenção veicular

Ter um veículo não representa somente ter conforto e bem-estar.

Existem algumas responsabilidades inerentes ao motorista, por exemplo, estar em dia com sua documentação (Carteira Nacional de Habilitação), ter conscientização a respeito da responsabilidade social no trânsito e, ainda, com a manutenção e cuidados com seu veículo.

Neste artigo, falaremos sobre esse último ponto, já que muitas pessoas adquirem um veículo e pensam que basta comprá-lo que os seus problemas desaparecem.

Na verdade, o ideal é realizar uma manutenção preventiva no veículo, focando em detectar problemas antes que eles apareçam.

Com isso, além da sua resolução ficar muito mais fácil, o motorista tem menos gastos e ainda consegue dirigir com mais segurança tanto para si como para quem está à sua volta.

Por isso, vamos abordar sobre alguns elementos importantes referentes à manutenção dos veículos. Não deixe de conferir!

Manutenção dos veículos: as mais variadas peças para carros

Um detalhe bastante interessante no que se refere à manutenção de veículos é que existem diversas peças dentro de um automóvel, moto e até mesmo em um caminhão.

Mas, existem algumas peças para carros que podem ser comuns aos outros tipos de veículos e que serão tratados neste artigo. Dentre os diversos procedimentos mais comuns em relação à manutenção, podemos citar:

  • Troca de óleo;
  • Verificação dos pneus (assim como a calibragem);
  • Alinhamento e balanceamento do veículo;
  • Verificação do freio;
  • Faróis e lanternas do veículo.

Falando em específico sobre os freios e sua importância, para os carros que possuem o sistema ABS instalado, fica muito mais fácil frear sem colidir diretamente com o veículo à sua frente.

Mas é de extrema importância que os freios de um veículo estejam funcionando perfeitamente para que, em uma situação de emergência, sejam acionados e respondam rapidamente.

Um dos tipos de freios é o freio a ar de caminhão. O caminhão é um veículo que transita diversos quilômetros por vários tipos de rodovias e, por isso, é de extrema importância que tudo esteja em dia com ele (até porque ele circula com vários veículos próximos).

O freio a ar de caminhão consiste em um sistema pneumático, dentro do caminhão, que está interligado a um compressor de ar. Esse compressor, por sua vez, atua no controle da pressão que vai até os freios.

Se houver excesso de ar, ele será deslocado para fora do veículo, para que haja um controle de sua pressão. Além disso, esse sistema favorece que o compressor tenha o seu cabeçote resfriado, evitando um superaquecimento em outras partes do veículo.

Outro elemento bastante interessante refere-se à embreagem de disco. Por causa do seu desgaste e atrito, essa peça pode ser trocada. Mas qual é a sua função e importância? Essa peça é responsável pela geração do atrito que permite a rotação do motor e a sua conexão com o câmbio.

Com isso, é possível trocar as marchas e realizar outras ações que são provenientes do funcionamento do motor.

O platô do motor é responsável pelo acionamento do disco de embreagem, favorecendo sua transmissão. Por causa disso, ela pode ter algum tipo de atrito e sua troca é fundamental para não afetar o motor e o sistema de câmbio.

Outro elemento interessante refere-se ao Ar condicionado automotivo digital. Cada vez mais, os veículos estão se modernizando e, por isso, torna-se necessário conhecer um pouco sobre seu funcionamento.

O ar-condicionado gera conforto por meio do resfriamento ou aquecimento do ar. Mas, ele também precisa de manutenção no que se refere à limpeza a e verificação de outros elementos como filtro de ar e o seu controle digital.

Tipos de amortecedores, sua importância e manutenção

Os amortecedores são peças fundamentais dentro da suspensão de um veículo, e t~em como objetivo facilitar a absorção de um impacto presente nas molas, enquanto o veículo se movimenta.

Existem diversos amortecedores no veículo, estando desde o amortecedor dianteiro até na traseira do veículo. Como esses amortecedores são fundamentais para evitar um possível atrito entre as molas, esse amortecedor é composto por um coxim e por coifa.

Um dos processos de manutenção do veículo mais importantes se refere à troca dos amortecedores. Para encontrar os amortecedores preços, recomenda-se ir em a uma oficina da sua confiança e realizar o orçamento tanto da compra como da troca da peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *