Menu fechado

As baterias automotivas: importância e cuidados

cuidados

Os cuidados com a manutenção de um veículo variam desde uma simples troca de óleo, até ações de polimento e pintura automotiva industrial para agregar cor, beleza e sofisticação para parte externa do automóvel.

Apesar destes elementos serem essenciais, existe um outro equipamento de extrema importância para o veículo, sobretudo, para seu funcionamento: a bateria.

Este elemento serve para fornecer eletricidade ao veículo, fazendo com que seu funcionamento seja completo e efetivo. E assim como os outros sistemas do automóvel, no caso da bateria, também é necessário pensar em seus cuidados e manutenções.

Composição da bateria automotiva

A bateria é um dos principais componentes de um veículo automotivo. Mas, para compreender melhor sobre a sua importância é fundamental entender quais são os componentes de uma bateria automotiva 60.

Basicamente, os principais elementos de composição são:

  • Grades;
  • Eletrodos;
  • Separadores;
  • Tampas;
  • Recipiente;
  • Eletrólito.

As grades ajudam a compor uma bateria, e por isso, é importante ressaltar que esses materiais possuem resistência ao impacto e amplo suporte, pois são compostos por elementos metálicos, como a liga de chumbo. Além de outros materiais químicos que contribuem para sua durabilidade.

No caso dos eletrodos, também existem composições químicas que misturam elementos como chumbo em sua composição, além de óxido e sulfato, assim como outros aditivos que facilitam o carregamento da bateria.

Na parte química, os eletrólitos também assumem um papel importante no momento de conduzir alguns íons de eletricidade entre as placas.

Uma bateria de carro 60 amperes também conta com o separador, que é um material isolante de placas dentro do equipamento, que podem ser negativas ou positivas.

A principal função desse equipamento é evitar o surgimento de um curto circuito por conta dessa troca química e pelo fato da bateria se submeter a temperaturas elevadas.

Já no caso de um recipiente, e até mesmo da tampa de proteção, esse material é feito com um plástico bastante resistente, suportando choques e até mesmo impactos e contatos com fluidos contaminantes, como a gasolina.

A bateria automotiva: importância e funcionalidade

A bateria é um equipamento composto por vários elementos, podendo também possuir diferentes capacidades, como é o caso da bateria automotiva 12V.

De modo geral, esse equipamento apresenta eletrodos positivos e negativos que contribuem para que a carga elétrica circule pelo automóvel, favorecendo seu funcionamento, assim como de seus sistemas.

Ou seja, as baterias automotivas apresentam funções que variam desde a capacidade de ligar e desligar um automóvel, até:

  • Iluminação automotiva no âmbito interno e externo;
  • Manutenção dos sistemas elétricos de um carro;
  • Acionamento de alarmes e sistemas de segurança;
  • Acionamento de sistemas como o freio ABS (Anti-lock Braking System);
  • Contribui para o funcionamento do ar-condicionado;
  • Ligar e desligar os limpadores de vidros e travas elétricas;
  • Realiza o ajuste dos retrovisores elétricos;
  • Atuar no funcionamento de equipamentos de tecnologia, como é o caso do Wi-fi;
  • Permite a conexão de multimídia;
  • Contribui para a identificação dos sensores.

Diante dessas vantagens, é possível compreender como a bateria é essencial para o funcionamento do veículo automotivo.

A manutenção das baterias

Um assunto bastante importante é sobre a manutenção da bateria. Todos os equipamentos que utilizam uma bateria precisam de manutenção, como é caso da manutencao de bateria de empilhadeiras recondicionada. Com a bateria de um automóvel, a necessidade é igual.

Uma bateria pode receber um sistema de carga por um fator externo de eletricidade, como por outra bateria ou um alternador. Porém, é importante que o cliente se atente ao prazo de validade e vida útil de sua bateria, pois em alguns momentos, é necessário realizar a troca.

Em alguns carros, para que a manutenção seja eficiente, é importante verificar a situação do painel veicular, assim como a quantidade e o nível de água.

No caso das baterias que são seladas, não existe essa necessidade. De modo geral, existem oficinas elétricas que podem orientar a respeito da situação da bateria, verificando o tipo de automóvel e a capacidade necessária.

A partir daí, o cliente pode realizar a busca pelo preço de bateria para carro 60 amperes ou de outra capacidade, dependendo da recomendação e da necessidade do automóvel.

Realizar a manutenção preventiva no automóvel é essencial para que a parte elétrica esteja em dia e funcione corretamente, proporcionando comodidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *