Menu fechado

Aprendendo ou reaprendendo a dirigir? Confira as nossas dicas!

Uma situação frequente que acontece com quem para de dirigir por um tempo é desaprender algumas técnicas de direção, e, às vezes, perdendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por não renová-la em seu período correto.

Desta forma, as pessoas deixam de lado por não estarem utilizando muito o carro e desaprendem a dirigir.

Todavia, há casos de pessoas que pretendem voltar a dirigir, pois o automóvel é um bem imprescindível na vida de todos que se locomovem, e para isso é necessário estar com a carta em dia para dirigir.

Há outros casos, no entanto, em que as pessoas estão aptas a começar a dirigir do zero, aprendendo todas as técnicas na auto escola, fazendo todos os exames e tirando a carta.

Para esses e outros casos, abaixo estarão dicas para quem quer pegar prática da direção pela primeira vez ou novamente.

O que é preciso saber antes de dirigir?

Primeiramente, é necessário estar ciente de todas as aulas e exames que estarão por vir para que a CNH seja aprovada, realizando todos os processos obrigatórios.

O passo inicial é fazer todos os exames necessários antes de começarem as aulas teóricas e práticas. Os testes são de visão e psicológicos, atestando que a pessoa está apta a tirar a carteira de motorista.

Após esse processo, é importante entrar em contato com uma autoescola que te auxiliará até a carteira sair.

Como funciona o processo de tirar ou renovar a CNH?

Inicialmente, as aulas teóricas são realizadas, feitas todos os dias da semana por basicamente um mês.

Nas aulas teóricas são ensinados termos técnicos de placas e sinais, além dos conceitos básicos do carro como freio, injeção eletrônica, câmbio, entre outras coisas.

Após o término das aulas teóricas, é necessário realizar um teste que comprove o aprendizado e o comparecimento às aulas e está pronta para o próximo passo, no qual estão as aulas práticas de volante e simulador de carro.

Os processos são um pouco demorados, pois existem pequenas burocracias no meio, porém, isso não compete à escola e, sim, ao Detran, que organiza todos os papéis para que a pessoa saia com CNH.

Às vezes o processo para renovação pode ser um pouco mais rápido e facilitado pelo treinamento para habilitados, que segue uma linha mais rápida de aulas teóricas e práticas, além dos testes serem realizados de maneira fácil, pois já foram feitos previamente.

Devido a isso, a CNH de quem já foi habilitado pode chegar mais rápido.

Com o processo das aulas teóricas já realizado, a parte das aulas práticas varia de acordo com o que a pessoa está disposta a fazer.

Existe um limite mínimo de aulas que devem ser feitas para realizar o teste prático, só que a pessoa pode fazer quantas aulas a mais quiser até se sentir confortável em realizar o exame.

Além disso, a tecnologia atual ajudou os novos motoristas com a novidade de um simulador, o qual consiste em ambientar um carro normal, com todas as funções, só que dentro do espaço fechado, possibilitando que a pessoa, aspirante à CNH, tenha a experiência de dirigir, sem correr os riscos que essa ação, na realidade, oferece.

O aparelho ainda está sendo implantado em muitas escola, mas as que já dispõem dessa tecnologia, os clientes estão aceitando e recomendando, por sua alta funcionalidade e segurança.

As aulas nos simuladores são importantes, pois:

  • Simulam exatamente todo o trajeto feito com o carro de verdade;
  • Seguros;
  • São bons para haver um treinamento maior;
  • Modernos;
  • Independem do trânsito.
  • É aprendido muito mais.

Desta forma, a pessoa sairá do treinamento bem preparada, além de com uma noção bem ampla do universo e das práticas com o carro. Há uma tendência para, cada vez mais, essa técnica ser utilizada.

Após todas as aulas realizadas e todos os testes feitos, chegou a hora do teste prático. O teste consiste, basicamente, na realização de balizas e condução do veículo.

Todas essas técnicas são acrescentadas como pontos, a mais ou a menos, de acordo com o andamento.

Depois de ter sido aprovado, um boletim auto escola é gerado para que a pessoa possa aguardar a tão esperada carteira de motorista.

Uma questão de segurança

Para pessoas que necessitam de uma segurança maior com os carros, a Blindagem veicular é uma excelente saída, uma vez que é capaz de proteger os usuários do veículo contra diversas formas de ataque físico, como tiros e tentativas de assalto.

Principalmente para aqueles que residem em grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, onde o nível de violência é cada vez maior, procurar por blindadoras SP é a melhor solução, pois realizam todo o trabalho de blindagem dos carros, levando, assim, mais conforto e proteção aos usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *