Menu fechado

Aprendendo a dirigir: CNH e prática

dirigir

A partir dos 18 anos, a legislação de trânsito brasileira permite que a pessoa possa aprender a dirigir e obter sua carteira nacional de habilitação.

No entanto, esse é um longo processo que envolve bastante estudo, paciência e prática para ir bem nas provas e testes. O primeiro passo é buscar por uma autoescola, que deve ser credenciada pelo Departamento de Trânsito (DETRAN).

Nesse local, o aluno receberá uma orientação sobre realização de exame de vista, assim como do exame psicotécnico. Somente após a aprovação nesses exames, o aluno está apto para seguir os procedimentos de obtenção de sua Carteira carro e moto.

Como são as aulas teóricas?

De modo geral, os alunos podem escolher as categorias que desejam aprender a dirigir, como somente carro (categoria B) ou somente moto (categoria A), ou até mesmo ambos com a categoria A e B.

Ônibus e caminhão só podem ser conduzidos a partir dos 21 anos, após a obtenção da carteira B. Depois a escolha de uma categoria também é possível incluir categoria a na CNH, só que voltando aos procedimentos de aulas teóricas e práticas.

Nessas aulas, os alunos conseguem ter contato com temas variados a respeito do trânsito e do dia a dia de quem dirige.

De modo geral, os temas mais comuns envolvem um conhecimento do código de trânsito brasileiro assim como das infrações que não devem ser realizadas.

Além de o aluno ter uma noção básica de mecânica e funcionamento do seu veículo, primeiros socorros, assim como meio ambiente.

A ideia nesse momento, além de apresentar o automóvel que o aluno deseja aprender, também é importante para criar uma consciência de responsabilidade pelas pessoas no trânsito.

Isso porque, a direção veicular envolve responsabilidade pessoal e social, além do cuidado ambiental e a necessidade de seguir as normas de trânsito.

Dito isto, com a finalização das aulas teóricas, o aluno precisa realizar uma prova teórica no Detran e se for aprovado, segue para as aulas no simulador, assim como as aulas práticas.

As aulas práticas

A primeira aula de direção, sem dúvidas, traz aquele frio na barriga, é o primeiro contato do aluno com um automóvel e esse é o momento de aprender a dirigir.

Começa devagar: o aluno aprende como ligar o carro, quais são as marchas e os pedais, entende o funcionamento do painel automotivo com o indicativo de cada símbolo, dentre outros.

Apesar do desafio que esse tipo de aula envolve, a primeira aula de volante é fundamental para ir ganhando confiança e aprender os conceitos iniciais para quem quer dirigir.

Após essa primeira aula que é bastante desafiadora, o aluno terá pelo menos mais 10 a 15 encontros com o instrutor para poder desenvolver suas habilidades no trânsito, assim como aprender a estacionar.

Com a finalização das aulas práticas, a autoescola agenda junto ao Detran, a prova prática. Nessa prova, o aluno está em contato com um instrutor do Detran que irá avaliar sua direção, respeito à sinalização e regras de trânsito, assim como o estacionamento.

Se o aluno for aprovado nessa fase, ele está apto para receber sua carteira nacional de habilitação, só que de forma provisória.

Essa carteira tem validade de 1 ano o aluno só recebe a CNH definitiva se não comentar infrações, como:

  • Estacionar em local proibido;
  • Avançar o sinal vermelho;
  • Dirigir em alta velocidade;
  • Dirigir sem cinto de segurança;
  • Dirigir embriagado.

Ao final de 1 ano, sem infrações, o aluno está apto para a CNH definitiva. Após esse processo, é possível adicionar categoria A, ou solicitar outras categorias.

Obtenção de CNH Especial

Outra dica bastante especial é que Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida têm o direito de aprender a dirigir garantido por lei.

Isso vale, por exemplo, para pessoas que possuem problemas de coluna, algum tipo de esclerose ou artrite, que sofreram algum tipo de amputação, assim como as que apresentam mobilidade reduzida e até mesmo o nanismo.

A carteira nacional de habilitação especial é um direito desde que a pessoa não tenha uma deficiência que afete sua capacidade de direção, porém, vale ressaltar que os veículos são adaptados para oferecer essa acessibilidade, assim como um ótimo conforto aos motoristas.

O processo de obtenção dessa CNH funciona igual: a pessoa precisa ir até uma autoescola, realizar o exame de vista e psicotécnico, passando para a fase das aulas práticas, até a prova prática e obtenção da CNH.

Para isso, o veículo precisa ser adaptado, assim como o local precisa contar com instrutores capacitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *