Menu fechado

Conheça as vantagens de fazer o alinhamento automotivo

Quem possui um automóvel já deve ter ouvido falar muitas vezes da necessidade de revisão periódica e serviços de alinhamento automotivo, balanceamento e cambagem.

O alinhamento tem como principal função ajustar a posição das rodas na suspensão.

Não é difícil perceber se um carro está desalinhado, pois basta ver onde se encontram o os maiores desgastes no pneu e se eles cantam no momento das curvas.

Um desalinhamento é indicado quando os pneus dianteiros e traseiros possuem desgaste desigual.

Quando você está dirigindo em linha reta e o volante puxa para algum dos lados, direito ou esquerdo, pode ser um sinal de que o automóvel necessita de um alinhamento, que pode ser um alinhamento a laser de eixos, por exemplo.

Todas as peças da suspensão automotiva devem estar em perfeito funcionamento, pois elas influenciam também no alinhamento.

Já o balanceamento é o processo que visa equilibrar a estática e a dinâmica do sistema pneu e roda. Diferentemente do alinhamento,  ele atua fazendo o posicionamento de contrapesos de chumbo na roda para que ela tenha equilíbrio como um todo.

A cambagem é um ajuste que tem a função de controle das características de rolamento das rodas. Ela indica a inclinação da roda de um carro em relação ao plano horizontal.

Dessa forma, quando ela não está ajustada de forma correta, o carro tende a desgastar mais um pneu do que o outro, o que acaba causando perda de estabilidade.

Especialistas recomendam que o alinhamento a laser e o balanceamento dos pneus seja feito a cada dez mil quilômetros rodados.

Porém, é importante respeitar o tempo de vida útil de um pneu, que gira em torno de 80 mil quilômetros rodados.para saber quando há a necessidade de fazer a cambagem, a parte frontal do veículo deve ser observada.

O ângulo ideal de posicionamento dos pneus é o ângulo reto, ou seja, um lado do carro nunca deve ter uma maior inclinação do que o outro lado.

É recomendado que se realize a cambagem junto com o alinhamento a laser automotivo para que o carro saia da manutenção em perfeito estado.

Alinhamento de pneus

Os principais motivos que causam o desalinhamento de um pneu são: choque com uma calçada, buracos nas pistas, grandes impactos e batidas.

Para questões de segurança, é muito importante manter o carro sempre alinhado, levando em um local que possua as ferramentas para alinhamento automotivo.

Além de alinhar e balancear o automóvel em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo, em outros casos, também pode ser necessário fazer alinhamento quando:

  • Houver um impacto forte contra buracos, pedras, calçadas ou outros
  • Algum elemento da suspensão ou da direção for substituído
  • O veículo tender a ir mais para um lado
  • Houver substituição de algum pneu
  • Verificar algum desgaste irregular nos pneus

O alinhamento das quatros rodas de um automóvel dura em média meia hora, mas, apesar de simples, deve ser sempre realizada por especialistas, em oficinas adequadas.

Existem diversos tipos de alinhamento, como o alinhamento a laser de eixos. 

Revisão de veículos

Assim como todas máquinas, os automóveis também precisam de alguns cuidados e de manutenção preventiva, visando aumentar a durabilidade do mesmo, evitar a depreciação de valor de forma mais rápida e também prevenir acidentes que podem ser fatais.

A maioria das fábricas automotivas indica que o carro seja revisado a cada dez mil quilômetros ou seis meses de uso, aquilo que o carro atingir primeiro.

O dono de um veículo não deve levá-lo ao mecânico apenas quando ele apresentar algum defeito, pois isso já pode ser muito tarde.

Durante a revisão, são feitas inspeções no motor, freios, correia e itens de segurança. Além disso, é realizada a troca de óleo do motor, dos freios e dos filtros de ar e combustível.

Conforme o tempo de uso e gasto do carro, mais itens vão entrando na lista de inspeção, como amortecedores, velas, entre outros.

A revisão também evita gastos desnecessários com reboques, consertos e substituição de peças sem planejamento. Além disso, o carro sempre deve estar em excelente estado para circular pelas ruas.

Caso o dono não cumpra com todas as exigências que um veículo deve ter, ele pode acabar sendo multado. Ou seja, é sempre bom estar atento aos sinais que o seu carro dá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *