Menu fechado

Alguns tipos de peças e acessórios interessantes para carros

Os automóveis se tornaram um bem de personalização, sendo comum que os proprietários invistam na compra de acessórios que agreguem à sua estética e, também, na compra de objetos eletrônicos que modernizem seus veículos, além de alguns itens que podem aumentar a segurança dos passageiros.

Nesse sentido, a venda de acessorios para carros envolve uma grande diversidade de artigos, para os mais variados modelos e marcas, atendendo ao público de apaixonados por veículos.

Já é possível encontrar verdadeiros shoppings de autopeças e acessórios, locais de grandes proporções que oferecem até espaço para refeição e também outros tipos de serviços, tais como troca de óleo e troca de peças.

Itens veiculares de segurança e adaptações

É cada vez mais comum que os veículos saiam de fábrica com diversos itens adicionais de segurança. Os principais são:

  • Airbag;
  • Freio ABS;
  • Encosto de cabeça;
  • Isofix;
  • Barras laterais;
  • E outros componentes.

O airbag é um dos artigos de segurança mais conhecidos. Ele pode ser aplicado em diferentes locais da parte interna do carro, sendo comum encontrar o airbag frontal, o airbag lateral, o airbag de joelho, o airbag central, o airbag de cinto e outros tipos de airbag.

Sua principal função é inflar no momento de uma colisão, amortecendo os impactos e evitando grandes lesões ou fraturas nos passageiros do veículo. Caso ocorra uma batida, é necessário substituir o sistema de airbag por um novo, adquirindo-o em uma loja de peças.

O freio ABS é composto por um sistema de frenagem que não bloqueia as rodas caso o condutor precise parar o carro bruscamente, evitando que ocorra a derrapagem do veículo. Assim, o freio ABS possibilita a aderência do pneu ao solo, promovendo maior controle do veículo.

O encosto de cabeça é um item de segurança indispensável, já que realiza o amortecimento do impacto causado por uma colisão, evitando danos ligados à coluna cervical dos passageiros.

O isofix, ainda pouco conhecido nacionalmente, é um tipo de trava para as cadeirinhas infantis. A trava é fixada na estrutura do automóvel, mantendo a cadeirinha presa de forma mais eficiente se comparada à fixação do uso dos cintos de segurança.

Já as barras laterais são estruturas internas presas na parte interna das portas, com o intuito de promover um reforço na lataria em caso de colisões laterais. Por serem fabricadas em aço de maior resistência, absorvem grande parte do impacto, protegendo os ocupantes do carro.

Por se tratarem de itens de segurança, alguns deles podem ser adaptados para veículos mais antigos, tal como o airbag e o freio ABS. Porém, a instalação desses sistemas podem ser dispendiosa, já que é preciso realizar algumas modificações em diferentes partes do veículo, de modo que o custo final pode ultrapassar o valor do automóvel.

Em outra linha, no caso de adaptação de um kit ar condicionado automotivo, é possível realizar a instalação em diversos modelos de carro, já que normalmente os kits são universais e os preços são acessíveis, sendo um tipo de investimento vantajoso, valorizando o veículo.

Acessórios veiculares básicos

Alguns acessórios básicos são adquiridos pelos proprietários de veículos de modo a caracterizar o automóvel, além de realizar algumas melhorias.

Atualmente, não são apenas os homens que investem em acessórios para os carros, mas também existe uma crescente demanda do público de mulheres, que adquirem objetos para deixar a aparência do veículo mais feminilizada.

É o caso de uma antena automotiva universal, que possui design variado, deixando o carro com aspecto mais moderno enquanto realiza a captação de sinal para melhor funcionamento de aparelhos como DVD e o rádio.

Caixas de som também são itens de grande aplicação, potencializando a qualidade do áudio dentro do veículo.

Os apoios de braço também costumam ser itens de desejo dos motoristas, oferecendo maior conforto durante o percurso.

Em termos de modernização de itens, é possível realizar a mudança do chaveiro para carros, alterando a chave comum para o modelo de chave canivete, que é dobrável e possui ainda o alarme no mesmo dispositivo; dada a sua praticidade, a chave canivete vem ganhando cada vez mais popularidade e pode ser solicitada em chaveiros automotivos.

Nesse cenário, é possível perceber o quanto a demanda por personalização de veículos é crescente, atingindo tanto o público feminino quanto o público masculino.

Os acessórios são vários, atendendo aos mais diversos tipos de gostos, proporcionando assim maior satisfação e caracterização dos automóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *