Menu fechado

Acessórios para veículos e suas utilidades

para

Além de pneus, motores e lataria de forma geral, há uma série de acessórios para veículos que podem complementar as funcionalidades de um automóvel ou de uma frota inteira. A carretinha reboque para moto, por exemplo, é um dispositivo muito usado em veículos comerciais, para entregas de mercadorias como galões de água ou botijão de gás.

Na mesma linha, caminhões especializados no transporte de produtos congelados precisam ser equipados com baús refrigerados, de modo que as mercadorias sejam conservadas na temperatura ideal para entrega ao cliente. Mas como adaptar um veículo com uma carretinha reboque para moto ou outro acessório veicular? Quais são os implementos mais usados para complementar a funcionalidade dos veículos?

Se você também tem dúvidas como essas, não deixe de ler esse artigo. Confira alguns exemplos de acessórios veiculares e suas utilidades!

Carretinha reboque para moto

Uma mão na roda para serviços de entrega e transporte rápido com motocicletas, a carretinha reboque para moto é um equipamento acoplado na parte traseira do veículo e que serve para otimizar o transporte de cargas e demais mercadorias.

Uma solução interessante, não acha? Antes de apostar nesse serviço, é interessante conhecer a legislação de trânsito brasileira. Afinal, só podem incorporar uma carretinha reboque em sua estrutura, veículos com dimensões máximas de 2,15 m de comprimento, 1,15 m de largura e 90 cm de altura.

Além disso, é fundamental que o veículo tenha registro regular no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e seja equipado com lanternas e pára-choques traseiros.

O registro vale não só para o veículo, mas também para o acessório usado para o reboque e para fazer isso, o proprietário do veículo deve seguir as especificações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com tudo aprovado pela lei, é hora de pensar no modelo da carretinha.

Se você deseja acoplar esse acessório à sua moto para entregar botijões de gás, o modelo ideal é um equipamento sem tampa. Neste caso,  os tamanhos são variáveis com suporte mínimo de peso de 13 kg e máximo de 45 kg.

Caso você deseje uma carretinha reboque para transportar compras e mercadorias, o modelo multi-função é o ideal. Neste caso, o modelo conta com tampa e geralmente suporta até 200 toneladas.

É possível ainda encontrar carretas especiais para pet shops e outros setores específicos. Independente da escolha, esse é um acessório veicular muito interessante para você adquirir, afinal de contas, uma carretinha de Reboque oferece as seguintes vantagens:

  • Mais produtividade na parte logística;

  • Praticidade na hora de transportar mercadorias em grande quantidade;

  • É uma solução que pode auxiliar situações de transporte emergencial;

  • Ideal para quem usa o veículo com finalidades comerciais.

Se com todas essas informações, você optar pela instalação de um sistema de reboque junto ao seu veículo, outro cuidado que deve ser observado na legislação é a resolução 14, do Contran. Todas as carretinhas com reboques e semi-reboques que circulam em vias públicas, precisam ser equipadas com itens como: luzes vermelhas para o freio, iluminação na placa traseira, pára-choque, protetores de rodas traseiras, entre outros dispositivos de sinalização e segurança.

Bau refrigerado para moto

Especificamente para veículos especializados na entrega de alimentos e bebidas, o bau refrigerado para moto é um item essencial. Instalado na parte traseira da carretinha, não só serve para armazenar os alimentos e mercadorias, mas também é adaptado para conservar esses itens nas condições ideais.

Excelente opção na entrega com qualidade de produtos como medicamentos, bebidas, sorvetes e outros produtos que precisam de temperatura condicionada, o Baú é um acessório veicular muito útil e requisitado pelo comércio.

Plataforma guincho

Em caso de acidentes de trânsito ou tombamentos de veículo, os guinchos são equipamentos indispensáveis para transportar e remover os automóveis com segurança. Neste contexto, estruturas como as plataformas são fundamentais para que esses veículos sejam devidamente acomodados no caminhão. A plataforma guincho é específica para auxiliar esse processo de resgate e transferência de veículos de forma adequada.

Independente do veículo ser de passeio, comercial ou especializado em transporte de mercadorias pesadas, os acessórios automotivos que otimizam a produtividade nessa rotina nunca são demais.  As soluções rendem melhorias na hora de transportar produtos e isso é positivo tanto para as empresas que usam moto como meio transporte quanto para as que preferem Furgão ou outro modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *