Menu fechado

Acessórios para carros: itens práticos e criativos

Seja por necessidade ou para deixar o veículo mais completo, os acessórios para automóveis tornaram-se tendência no mercado.

Eles estão disponíveis em inúmeros modelos e com diferentes funcionalidades, com possibilidade de uso para incrementar a segurança, facilitar certos tipos de carregamento ou somente para dar um toque a mais de charme e sofisticação.

Os acessórios podem ser instalados tanto em carros populares quanto em veículos maiores, incluindo máquinas agrícolas. Ou seja, é possível encontrar uma infinidade de componentes, independente do tipo de automóvel ou equipamento.

Sendo assim, é preciso verificar quais são as necessidades de uso e, desse modo, escolher o implemento ideal para o veículo.

Os acessórios de veículos de transporte mais procurados e suas funções

Entre os acessórios mais procurados para veículos, destacam-se os baus refrigerados a venda.

Esses itens são, normalmente, instalados em caminhões, bem como em outros transportes de carga, tendo como principal finalidade manter a temperatura estável para a movimentação logística.

Os baús refrigerados são capazes de manter a qualidade de produtos, em especial, de alimentos perecíveis, como carnes, lacticínios e congelados.

Vale ressaltar que os baús refrigerados estão inclusos nos chamados caminhões frigoríficos, e devem seguir um conjunto de normas, legislações e especificações previstas, como forma de manter a qualidade durante o transporte.

Como exemplo, o tipo baú de isolamento térmico deve ser misto
para refrigeração e congelamento, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação
Escolar (PNAE).

Além dos baús refrigerados, os caminhões de transporte também podem ser incrementados com outros acessórios, entre eles:

  • Os climatizadores para caminhões;
  • As plataformas elevatórias para cargas;
  • Os extintores de incêndio (previstos em lei);
  • As pranhcas para carregamento.

Ademais, um outro acessório muito comum é a prancha reboque asa delta. Esse equipamento é usado em caminhões e veículos de socorro, como os guinchos, para facilitar o carregamento de automóveis rebocados.

As pranchas asa delta contam com dois suportes para as rodas dianteiras dos veículos resgatados, dessa forma, elas são encaixadas no suporte e presas e as rodas traseiras do veículo não entram em contato com o asfalto, para maior segurança.

Vale ressaltar que todos os acessórios para veículo, seja para caminhões de transporte ou guincho reboque, são desenvolvidos com materiais resistentes e duráveis, com capacidade para suportar grandes cargas, intempéries, choques mecânicos e atritos.

Por esse motivo, em geral, os implementos são fabricados com metais de alta dureza e com acabamento superficial que aumenta a resistência.

Mais do que isso, assim como os baús refrigerados, todos os componentes e acessórios de veículos devem estar em conformidade com a legislação vigente, as normas de trânsito e demais recomendações obrigatórias.

O descumprimento das especificações legais pode acarretar em penalidades, como por exemplo, multas, retirada da carteira de motorista, entre outras.

É possível ter os mesmos acessórios para furgões?

Todos os acessórios mencionados acima são, de maneira geral, utilizados em veículos de transporte de mercadorias e produtos, bem como por guinchos. No entanto, alguns outros automóveis podem usufruir dos benefícios desses componentes, como é o caso dos furgões.

De tamanho menor que um caminhão, o furgão é usado para o transporte de pessoas e mercadorias, sendo considerado um veículo utilitário. Sendo assim, é possível incrementar o automóvel para diversas necessidades – incluindo, a instalação de baús de refrigeração e pranchas de carregamento.

Os furgões são caracterizados pelo amplo espaço fechado para cargas – nos caminhões, esse local seria originalmente destinado à caçamba.

Além disso, eles têm um design mais despojado e esportivo, o que faz com que muitas pessoas prefiram os furgões, em vez de transportes como caminhonetes e picapes.

Além disso, é possível encontrar diversos modelos de furgões, como o tipo van ou picape. No primeiro modelo, o veículo é comumente usado para o transporte de passageiros, enquanto o segundo, para transporte de materiais, cargas e outros itens.

Há, ainda, os modelos de furgões especiais, para transportes específicos.

Para dirigir os furgões, o motorista precisa estar habilitado com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, que permite a condução de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, que tem o peso bruto total de no máximo 3500 kg, com lotação de 8 lugares.

Nos furgões maiores, isto é, com mais de oito passageiros, é preciso estar habilitado devidamente na categoria C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *