Menu fechado

Acessórios e personalização de veículos

O processo de compra de veículos demanda algumas etapas, que vão desde a escolha do modelo que melhor agrada ao novo proprietário, até a transferência de nome.

Além disso, quando o veículo não é adquirido diretamente da fábrica, é preciso tomar cuidado para que as peças e as partes que compõem o funcionamento do automóvel estejam em boas condições, evitando prejuízos.

Muitas vezes, é recomendado que um profissional mecânico faça uma avaliação antes da compra, para verificar o estado geral do automóvel.

Após essas etapas, ocorre o processo de compra e transferência de propriedade.

Para isso, é necessário preencher o CRV (Certificado de Registro do Veículo) com os dados do comprador, anexar o laudo de vistoria do carro (que precisa ser realizada para verificação dos itens de segurança e também para comprovar a autenticidade do documento atual do carro), efetuar o pagamento da taxa junto ao DETRAN (Departamento de Trânsito) e entregar a documentação para que sejam atualizados os dados do automóvel.

Feita a compra, o proprietário precisa estar sempre em dia com as manutenções do veículo, de modo que seu funcionamento não seja comprometido.

Porém, além da mecânica, é sempre importante manter a estética do carro em dia, para que não ocorra uma desvalorização acentuada do automóvel.

Nesse sentido, existem diversas opções de equipamentos e acessórios para embelezamento e personalização dos mais diferentes modelos, que podem ser encontrados nas grandes lojas de peças de carros.

Tipos de chaves para automóveis

Existem basicamente quatro tipos de chaves para automóveis, que podem ser:

  • Chave comum;
  • Chave canivete;
  • Chave codificada;
  • Chave por presença.

A chave comum é o modelo mais simples, que não dispõem de mecanismos contra roubo ou furto do automóvel. São encontradas nos modelos mais antigos de carros, além de serem também o tipo de chave mais econômico em termos de reposição em caso de perda.

A chave canivete é mais moderna do que a comum, já que seu design permite que ela seja dobrada, fazendo com que seu tamanho seja menor e mais compacto.

Além disso, evita que a chave seja quebrada, já que a parte menor fica acondicionada dentro uma espécie de capa. Esse modelo também acopla o dispositivo de acionamento do alarme, juntando todas as funções em um único item. O nome se dá pela aparência e estrutura, que remetem ao funcionamento de um canivete.

Já a chave codificada Chevrolet, e de outras marcas, utiliza um sistema de codificação que aumenta a segurança contra o furto de veículos. Existe, dentro da chave, um chip programado com um código para ser identificado pela central eletrônica do automóvel, quando a chave é inserida no contato.

Assim, caso o código não seja identificado, o veículo não liga. A programação é única para cada modelo e por isso os cuidados com a perda da chave devem ser redobrados.

A chave por presença é do tipo mais recente, ainda pouco encontrado. O destravamento das portas é feito quando o proprietário se aproxima do veículo, sem a necessidade do acionamento manual.

Para dar a partida no automóvel, não é preciso inserir a chave no painel, bastando pressionar um botão. Essas chaves possuem um sistema sem fio para execução de comandos que dispensam a intervenção do dono.

Os tipos de chaves acompanham a tecnologia do momento e podem ser diferentes de acordo com o veículo adquirido, que já possuem alguns acessórios instalados diretamente no pátio de montagem, como é o caso de modelos com airbag para carros.

Lanternas e faróis automotivos

Em automóveis que permanecem por grande período expostos aos raios solares, ocorre o ofuscamento de lanternas e faróis, que ficam amarelados e com aparência desgastada, prejudicando a iluminação durante a condução em períodos noturnos.

Por isso, é importante realizar a manutenção periódica desses itens, evitando problemas. Em centros estéticos automotivos são oferecidos os serviços de cristalização de farol ou lanterna, em que são aplicados produtos para restaurar o brilho e a transparência do item, devolvendo seu aspecto original.

Esse tipo de serviço é uma alternativa mais viável à troca de um farol, que normalmente possui um valor alto.

Outros itens veiculares

A personalização de um veículo engloba os mais diferentes tipos de itens, tais como:

  • Instalação de som automotivo;
  • Realização de pintura estilizada;
  • Instalação de pneus automotivos;
  • Instalação de películas automotivas;
  • Instalação de sensor de estacionamento;
  • E outros tipos de acessórios.

A oferta de itens para personalização de veículos é imensa, e a escolha deve ser feita de acordo com as necessidades do proprietário, aumentando a beleza e valorizando o veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *