Menu fechado

A sua segurança em primeiro lugar

Em termos de segurança, infelizmente, é comum que ocorram acidentes em ruas, avenidas e estradas. No geral, envolvendo veículos diversos, principalmente devido a imprudência dos condutores.

Muitos desses acidentes não envolvem riscos grandes aos pedestres ou motoristas, porém, muitas mortes ocorrem nas ruas e estradas.

Em razão disso, é importante conhecer cuidados que podem tornar a viagem mais segura para condutor, os passageiros e os pedestres.

Para conferir algumas dicas para tornar sua mobilização mais segura, continue a leitura deste artigo.

A segurança no trânsito

Como citado, diversos acidentes no trânsito são causados diariamente, devido a imprudência de motoristas e pedestres, má informação e pouco conhecimento sobre as vias ou, ainda, estradas e ruas danificadas.

Por isso, é importante que a segurança no transito seja sempre priorizada e que condutores e pedestres possam saber lidar com diversas situações para evitar acidentes comuns, como:

  • Saída da pista;

  • Colisão traseira;

  • Atropelamento;

  • Capotagem;

  • Colisão frontal;

  • Choque com objeto fixo.

Realizar uma viagem com direção segura pode evitar diversos prejuízos e acidentes envolvendo outros veículos e pessoas. Por isso, é importante que antes de conduzir o veículo, o motorista tenha total consciência de sua responsabilidade.

Antes de tudo, é importante avaliar suas condições físicas. O cansaço, o uso do celular enquanto dirige e o consumo de bebidas alcoólicas são alguns dos principais causadores de acidentes e brigas no trânsito, que também podem provocar consequências indesejáveis.

Vale frisar que esses fatores além de prejudiciais são ações proibidas e podem resultar em multa e/ou apreensão do veículo.

Um acidente pode trazer sequelas diversas para o condutor e seus passageiros, como traumas envolvendo veículos, idas ao hospital, a perda de sentidos e membros e até a morte.

Muitas pessoas dizem que, hoje em dia, “temos que dirigir por nós e pelos outros”, o que é uma verdade. O cuidado deve partir do motorista, que também deve estar atento aos demais condutores à sua volta

A direção defensiva

De acordo com o Detran: “Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas, que encontramos nas vias de trânsito.”.

direção defensiva envolve o conhecimento sobre determinados cuidados, além de comportamentos que podem contribuir com uma direção mais segura para todos no trânsito, como:

  • Atenção na direção;

  • Conhecimento sobre o Código de Trânsito Brasileiro;

  • Manutenção do veículo em dia;

  • Prevenção e preparação para determinadas ações;

  • Uso de equipamentos de segurança;

  • Respeito aos sinais de trânsito;

  • Habilidades por meio da prática.

No entanto, é preciso destacar que para uma condução defensiva é preciso de muita prática além do conhecimento. Por isso, realizar viagens visando aplicar o que foi aprendido em um curso é essencial.

Um curso de direção defensiva pode ser aplicado por autoescolas e outras instituições com autorização do Detran. No curso o condutor conhece técnicas e formas de lidar com situações de risco no trânsito.

Desta forma, é possível encontrar o curso direção defensiva em diversos locais, por preços variados. Por isso, é importante que sejam realizadas pesquisas no mercado.

A direção defensiva também pode auxiliar o condutor a lidar com situações de emergência, como os primeiros socorros e o acionamento do resgate para o local.

A importância da segurança no trânsito

De acordo com o Detran, 64% dos acidentes no trânsito são causados pelo condutor. Por isso, obter conhecimento sobre os cuidados necessários é imprescindível.

Muitas vezes, os acidentes podem não ser causados por muitos condutores, porém, podem afetá-los da mesma forma. Por isso, a direção defensiva é importante para prevenir acidentes e prejuízos de diversas formas, além dos cuidados necessários.

Estes cuidados podem evitar a negligência, o trêfego em velocidade inapropriada, a falta de conhecimentos sobre o ambiente e a falta de atenção do trânsito.

Por isso, é importante investir em uma formação completa, principalmente para motoristas profissionais e pessoas que circulam em cidades grandes, locais que oferecem mais riscos para motoristas e pedestres devido ao grande fluxo de carros e outros veículos.

É importante destacar que a segurança no transito envolve todas as pessoas no local, dentro e fora do veículo, principalmente para pessoas que transportam crianças, o cuidado deve ser redobrado.

É comum acidentes envolvendo crianças que não estejam com cinto de segurança, não utilizam cadeirinha adequada ou que circulam pelo automóvel, em modelos grandes.

Por isso, é essencial que condutores que fazem o transporte de menores e sejam seus responsáveis, estejam atentos a todas as leis que envolvem as crianças e os cuidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *