Menu fechado

A relevância das burocracias para regularização do veículo

veículo

Os automóveis são muito importantes para o transporte de pessoas e cargas diariamente nas grandes cidades. A compra de um veículo, seja por questões de trabalho ou para uso particular, é uma situação que exige muita pesquisa para conseguir encontrar o carro ou moto ideal, conforme o seu gosto e condição financeira.

Dedicar tempo para analisar todas as opções disponíveis em concessionárias e fábricas são formas de ver preços, acessórios disponíveis, entre outros fatores que fazem a diferença no momento da compra.

Se preparar financeiramente é outro ponto importante, porque, um veículo é um bem de alto poder aquisitivo.

Procedimento importante após a aquisição do veículo

Depois da compra, o proprietário do automóvel precisa investir para fazer a documentação e emplacamento. Por isso, a organização financeira é tão relevante para evitar surpresas.

O emplacamento de carro é um processo muito importante e que deve ser feito para a identificação deste bem. Este procedimento é executado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado e precisa seguir uma ordem nacional.

O dono do veículo deve solicitar o primeiro emplacamento no DETRAN e levar os seguintes documentos:

  • Original e cópia do CPF (Cadastro Nacional da Pessoa Física);
  • Original e cópia do RG (Carteira de Identidade);
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Original e cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • 1º via original da nota fiscal da concessionária;
  • 1º via original da nota da fábrica com o decalque do chassi;
  • Formulário do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Com toda a documentação e fazendo o pagamento a taxa de serviço de lacração, o indivíduo pode procurar o setor de classificação de placas e solicitar a combinação de números e letras.

Este procedimento funciona da mesma forma para o primeiro emplacamento de moto. Emplacar o veículo é essencial para poder circular pela cidade sem problemas, além de evitar multas e burocracias com os órgãos de trânsito.

Outro recurso muito importante é o documento do veículo, ou seja, em processos de venda o DUT (Documento Único de Transferência) utilizado na venda. A função desta documentação é comprovar que houve troca de veículos entre duas pessoas.

Em casos de perda, é possível emitir uma segunda via do DUT no DETRAN. Para ter uma nova via é necessário emitir um B.O (Boletim de Ocorrência) para registrar o sumiço/perda do documento.

A relevância da CNH para dirigir

O veículo é algo que muitos desejam ter, mas sem a CNH é impossível dirigir, já que este documento é obrigatório para os condutores.

Sendo assim, investir parte do capital para tirar a carteira nacional de habilitação é o modo de conseguir conduzir um veículo com segurança e da forma correta perante a lei.

Procurar a CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) da sua região com todos os documentos exigidos para dar a entrada no processo e escolher a categoria na qual quer dirigir: A (moto), B (carro) ou AB.

Depois, é necessário procurar um CFC para fazer o curso teórico sobre regras e leis de trânsito, meio ambiente, primeiros socorros, direção defensiva, mecânica, entre outros assuntos.

Ao finalizar o curso, é necessário fazer uma prova de conhecimentos sobre estes temas e depois iniciar as aulas práticas na rua.

Este procedimento é válido para a habilitação comum e Carteira Nacional de Habilitação especial, mas com a diferença de que na especial uma junta médica irá avaliar as limitações e necessidades que a pessoa possui para ter que dirigir um carro adaptado.

Este documento pode ser emitido para casos de:

  • Mobilidade reduzida;
  • Deficiência;
  • Limitações e doenças que dificultam a condução de um veículo;
  • Necessidades especiais.

Estabelecimentos especializados em produtos automotivos

Os cuidados periódicos com veículo é muito importante para manter a boa dirigibilidade, evitar problemas e acidentes inesperados, além de aumentar o tempo de vida útil do carro ou moto.

Quando houver a necessidade de trocar alguma peça do automóvel, procurar estabelecimentos nomeados como auto peças nacional é o modo de conseguir encontrar o componente adequado para o veículo, com excelente custo-benefício.

A variedade de recursos neste local é algo que pode chamar a atenção das pessoas que precisam comprar acessórios e algumas peças relevantes para o funcionamento do veículo.

Outra opção é o moto auto peças que possui diversos componentes específicos para moto. Pesquisar referências dos melhores auto peças são formas de conseguir um preço acessível e todos os itens para o funcionamento do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *