Menu fechado

A relevância da CNH para poder dirigir veículos

veículos

Os veículos são um excelente meio de transporte para as pessoas chegarem com rapidez e segurança ao seu destino. Alguns indivíduos possuem muita vontade de ter um carro para uso particular, precisa dedicar tempo para pesquisar os valores de compra e os modelos disponíveis em concessionárias e fábricas.

A pesquisa é algo muito importante, porque permite saber dos preços e assim fazer uma boa organização financeira para o momento da aquisição.

O planejamento evita que a pessoa fique endividada, além de ajudar a se preparar para os gastos fixos que o veículo pode demandar ao longo do tempo, além da parte de documentação do condutor.

A importância da CNH para os condutores

A compra do carro é um momento muito feliz na vida das pessoas, mas sem o documento obrigatório a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é possível dirigir e a ausência desta documentação pode criar problemas.

O modo de obter a CNH é sendo maior de 18 anos, portador de um CPF (Cadastro Nacional da Pessoa Física) e RG (Carteira de Identidade) e saber ler e escrever.

Após a organização dos documentos, a pessoa deve ir a CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) para dar entrada no procedimento e escolher a categoria na qual deseja ter a sua CNH: A (moto), B (carro) ou AB.

As aulas para tirar habilitação são divididas em teóricas com um curso em um CFC (Centro de Formação de Condutores).

Depois de concluído, o indivíduo deve fazer uma prova de conhecimentos relacionados ao trânsito e ao ter o resultado é possível iniciar as aulas práticas.

Na prática, é importante que a pessoa faça no mínimo 20 aulas para se preparar até o momento do exame final.

Após receber a notícia a respeito da prova final, o futuro condutor pode ter a sua permissão para dirigir, ou seja, um documento válido por um ano que permite que as pessoas possam circular em todo território nacional.

Durante este período, é muito importante não sofrer infrações graves ou gravíssima, pois, caso isto aconteça e dependendo da pontuação pode ocorrer o cancelamento da permissão, fazendo com que pessoa tenha que iniciar todo o processo de ter a CNH novamente.

Depois de um ano, a pessoa pode tirar CNH definitiva, ou seja, ter um documento que certifica as condições em dirigir e que possui um prazo de validade maior.

Inclusão de categoria

Os indivíduos que já possuem uma CNH na categoria B e desejam dirigir outros veículos podem realizar o processo de inclusão de categoria.

Para pilotar moto, por exemplo, é necessário incluir categoria A na CNH. O processo consiste no pagamento de taxas, comparecer às aulas práticas e depois realizar o exame final e assim conseguir conduzir duas opções de veículos, tendo a categoria AB na habilitação.

CNH especial

Os indivíduos que possuem uma deficiência, mobilidade reduzida ou algum problema de saúde que dificulte a sua locomoção pode dirigir, mas precisam ter um documento diferente.

A carteira nacional de habilitação especial é voltada para o público PCD (Pessoa com Deficiência) e descreve as necessidades e adaptações do condutor, além direitos e benefícios como:

  • Facilita o processo de isenção de impostos;
  • Isenção do rodízio municipal;
  • Direto de estacionar em vias públicas e zonas azuis;
  • Carro adaptado para as necessidades.

Com pontos positivos expressivos para os indivíduos que possuem condições especiais, pesquisar informações sobre auto escolas que tem esta opção de CNH especial é uma forma de conseguir ser portador deste documento e dirigir com segurança.

Pessoas que possuem problemas como hérnia de disco podem ter a carteira de motorista especial. A hérnia é um tipo de lesão na região lombar que causa muitas dores e sensibilidade nas costas, pé, perna e coxa.

Esta doença não é considerada uma deficiência, mas dá o direito do indivíduo de ter uma carteira de habilitação especial hérnia de disco.

O procedimento de ter uma CNH especial é muito semelhante ao de uma CNH comum, com aulas teóricas e práticas, mas antes a avaliação de uma junta médica é o diferencial para que a pessoa possa ter este documento com conforme as suas necessidades.

Acessibilidade de veículos para as pessoas deficientes

Pessoas com deficiência podem dirigir e assim conquistar a sua independência. Buscar informações e referências sobre uma auto escola para deficientes auditivos, por exemplo, é uma maneira de conseguir fazer as aulas para obter a CNH.

As auto escolas têm obrigação de ter um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), profissional que pode auxiliar o indivíduo em todas as fases do processo de tirar a CNH.

Portanto, os processos burocráticos para ter a carteira nacional de habilitação são essenciais para conseguir dirigir com qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *