Menu fechado

A prevenção de danos automotivos pela manutenção

manutenção

A manutenção preventiva veicular é um dos compromissos e responsabilidades dos proprietários de automóveis. Quando falamos sobre prevenção, estamos nos referindo aos procedimentos de manutenção que servem como reparos básicos e essenciais para garantir o funcionamento do veículo.

Esses procedimentos gerais envolvem uma manutenção da lubrificação veicular, como a troca de óleo, assim como a troca de filtros, que ajuda a garantir que impurezas não cheguem ao combustível, motor e ar-condicionado.

Esses procedimentos são importantes pois aumentam a vida útil do automóvel, contribuindo para otimizar o gasto de combustível e reduzir os custos do cliente.

Na comparação entre manutencao preventiva e corretiva para BMW, a corretiva deve ocorrer após um problema ser detectado no automóvel, e a preventiva para evitar que esses problemas ocorram.

As baterias automotivas

Um dos detalhes que envolvem o processo de revisão preventiva automotiva diz respeito ao uso das baterias automotivas. Este tipo de material é essencial para o funcionamento do automóvel pois é responsável por todo o fornecimento de energia elétrica que o mesmo precisa.

Para que o carro dê partida, ele precisa de energia elétrica. O mesmo vale para a iluminação interna ou externa no veículo, para conseguir acionar o ar-condicionado, assim como os vidros elétricos e até mesmo para acionar o funcionamento de outros sistemas, como a injeção eletrônica ou dos freios em ABS (Anti-lock Braking System).

O uso das baterias ainda é importante para que os equipamentos eletrônicos sejam conectados ao automóvel e funcionem, ou para que os proprietários consigam desfrutar de um conforto maior com o aquecimento dos bancos e até mesmo, abertura de teto solar.

É por meio das baterias também que o proprietário consegue ativar os sensores automotivos, como o sensor de ré. Diante disso, é importante compreender que o uso das baterias é fundamental para que um veículo funcione, contribuindo para sua estabilidade e segurança.

Além disso, tanto nos procedimentos de revisão como de manutenção preventiva, as baterias precisam ser verificadas, com o objetivo de garantir o seu funcionamento elétrico.

É importante compreender também que as baterias são diferentes uma das outras, variando em sua capacidade e modelo tecnológico. Dessa forma, é importante conhecer o tipo de automóvel e buscar um especialista que oriente a respeito do melhor modelo.

Para veículos de maior porte e que necessitam de mais eficiência energética, a bateria AGM 80ah é recomendada. Isso porque esse tipo de bateria oferece um sistema com elevada performance, sem forçar o motor. Ou seja, é uma bateria que tem capacidade de tornar o veículo muito mais eficiente.

Entre as suas vantagens de utilização, podemos destacar:

  • Melhora do desempenho veicular;
  • Aumento de resistência do automóvel;
  • Bateria com elevada durabilidade e vida útil;
  • Menor consumo de combustível.

Como essas baterias apresentam um tempo de validade e necessitam de troca, é importante buscar uma oficina que conte com profissionais eletricistas especializados no ramo automotivo.

Essa ação é importante para que uma análise seja realizada e o melhor modelo seja indicado, dependendo da necessidade e do modelo do automóvel.

A manutenção em carros automáticos

Uma das particularidades apresentadas pelos automóveis é o tipo de câmbio, que pode ser automático ou manual. Mesmo com essa diferença, alguns procedimentos acabam sendo comuns aos dois, sobretudo, a troca dos filtros e óleo, dos pneus, e até mesmo a limpeza automotiva.

Este tipo de câmbio oferece praticidade pelo fato de que não há necessidade de realizar uma troca de marchas de forma intensa, como ocorre nos carros manuais.

Com isso, o motorista consegue ficar menos cansado, sobretudo, os que precisam enfrentar longos trânsitos. Mas, como todo veículo que oferece um conforto maior, as responsabilidades com a manutenção também são importantes.

O conserto cambio dualogic é um processo bastante delicado e que exige um elevado grau de conhecimento técnico do profissional que irá realizar o procedimento. É necessário, por exemplo, por meio de um equipamento digital verificar a situação do câmbio e seus pontos de danos.

Por isso, a manutenção preventiva é essencial para evitar dores de cabeça como essa e para garantir um melhor funcionamento do câmbio automático, realizando a troca de óleo, que é a ação mais recomendada.

Mas, lembre-se: não é qualquer tipo de óleo, e sim o recomendado pela equipe fabricante do veículo. Provavelmente, essa informação será encontrada no manual do seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *