Menu fechado

A importância do alinhamento e balanceamento veicular

balanceamento

Para quem tem um veículo automotivo saber a importância de realizar o procedimento de alinhamento e balanceamento é fundamental.

Esse procedimento é importante por que visa reduzir o desgaste sofrido pelas rodas no atrito com o solo além de trazer maior estabilidade ao veículo e reduzir o risco de acidentes.

É importante que a pessoa realiza o procedimento de alinhamento e balanceamento veicular quando perceber um desgaste maior nos pneus, o veículo puxando, um certo desalinhamento do volante, assim como quando ocorrer a troca de peças relacionadas a suspensão ou direção automotiva.

Essa ação é importante para garantir a segurança automotiva e ainda aumentar a vida útil dos pneus.

Diante da importância dessa temática esse artigo trará alguns aspectos relacionados ao alinhamento do veículo além de outros processos de manutenção preventiva que devem ser realizados.

Entenda sobre o alinhamento das rodas

De modo geral, existem 4 pneus que são instalados no automóvel. O pneu de carro é feito para durar pelo menos 30.000km.

No entanto, essa essa quilometragem pode sofrer algum tipo de alteração já que os pneus estão expostos a buracos, meios-fios desnivelados e ações externas que podem causar o seu desgaste de forma precoce. Por isso, realizar o alinhamento de rodas é importante.

Esse alinhamento reduz o desgaste dos pneus além de trazer outros benefícios como:

  • Reduz o consumo de combustível;
  • Traz maior segurança para quem dirige;
  • Aumenta a durabilidade dos pneus;
  • Traz maior estabilidade ao veículo;
  • Reduz as chances de ocorrer um acidente.

Um dos alinhamentos necessários é o alinhamento rodas traseiras, quando existe a troca de pneus ou de elementos da suspensão, assim como das rodas dianteiras, e até mesmo das quatro rodas.

Em um mecanico de confiança é possível verificar qual é o melhor alinhamento a se realizar no veículo. Como já falamos esse artigo diz o alinhamento das rodas ocorre tanto por acidentes ou até mesmo pelos buracos da rua.

Muitas vezes o desalinhamento das rodas pode indicar que alguma peça da suspensão precisa ser trocada e até mesmo pode ocorrer por conta de um desgaste dos pneus.

Inclusive se o processo de alinhamento for feito de forma equivocada é muito provável que os pneus sofra um desgaste maior e todo o veículo e sua segurança seja comprometida.

Por isso, é fundamental buscar uma oficina mecânica que seja da confiança do cliente e que possa oferecer um serviço de qualidade.

Vale ressaltar aqui que alinhamento e balanceamento são coisas diferentes. OI alinhamento ajusta os ângulos de uma roda a partir das fabricações do veículo. Já o balanceamento permitem que as rodas girem sem sair do eixo ou sofrerem vibrações e impactos que não são necessários.

Sendo assim, investir nesses serviços ajudam os pneus a apresentarem uma durabilidade maior, assim como a economia de combustível, além de poupar mais dinheiro.

Manutenção veicular

Já que estamos falando sobre o processo de alinhamento e balanceamento é importante ressaltar a necessidade de realizar manutenção preventiva nos automóveis ou seja levar o seu veículo a oficina mecânica para revisões e pequenos reparos.

Um desses reparos consiste na troca de pastilhas de freio. Essas pastilhas são utilizadas para compor todo o sistema de freio dos automóveis.

Vale ressaltar que os freios são acionados para paralisar o veículo e até mesmo podem ser utilizados em uma situação de emergência.

Por isso, é fundamental que as pastilhas de freio estejam funcionando corretamente para que ao serem acionadas responda de acordo com o esperado.

O uso dessas pastilhas são importantes porque elas atuam de forma friccionada em um disco de freio, a partir de um elemento metálico, fazendo que ocorra uma diminuição de giros e o veículo pare.

Com passar dos anos as pastilhas sofrem desgaste e precisam ser trocadas em um mecânico de confiança. Outro procedimento que pode ser necessário em seu veículo é verificar a embreagem que permite a troca de marchas do carro.

Existem tipos de embreagem que atuam de forma diferenciada, como a embreagem carros a gasolina, assim como de carros a álcool, diesel e até mesmo os que têm câmbio automático (não existindo uma embreagem por acionamento humano). São cuidados que aumentam a vida útil veicular.

Outros elementos

No caso do seu veículo ser utilizado para promover no seu ambiente comercial ou até mesmo uma loja existem algumas ações que podem ser realizadas para facilitar essa divulgação.

Uma delas é adesivar carro propaganda inserindo seu logotipo, nome da empresa, telefone e endereço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *