Menu fechado

A importância de manter a revisão do carro em dia

Pouca gente dá a devida importância a isso, mas as más condições de um carro, como o mau funcionamento e o desgaste das peças de um veículo são fatores responsáveis por grande parte dos acidentes no trânsito.

Diante disso, é importante estar sempre atento aos prazos de revisão do automóvel e realizar a manutenção veicular, para prevenir acidentes e falhas na máquina.

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva dos carros é uma maneira de avaliar o veículo e antecipar as soluções para possíveis problemas que possam ocorrer. Dessa maneira, você mantém o automóvel em bom estado e, ainda, evitar problemas mais sérios.

Além disso, a manutenção preventiva não minimiza somente a possibilidade de acidentes, mas também auxilia na redução de custos para o proprietário do veículo. Com a prevenção de desgaste, não é preciso gastar com a compra de novas peças, além de evitar a troca de outros componentes, que também podem ter falhas.

No entanto, é recomendável que durante a manutenção veicular, o proprietário procure empresas especializadas, ou locais que atendam às necessidades específicas de cada automóvel. Por exemplo, se constatar problemas com o câmbio automático peugeot 307, o melhor a ser feito é procurar uma empresa autorizada.

A troca de óleo

Um dos principais procedimentos executados durante a manutenção veicular é a verificação do óleo do carro. A lubrificação é responsável pela saúde e durabilidade do motor e, por esse motivo, é preciso realizar a troca de oleo sempre que necessário, para que o carro funcione da melhor maneira.

A troca de óleo tem uma periodicidade certa, de acordo com as orientações do fabricante de cada carro. Por isso, é necessário verificar sempre qual é o período certo, diante do modelo do carro.

Além disso, há diversos tipos de lubrificantes, com óleos minerais, sintéticos e suas ramificações – dessa forma, também é preciso verificar as recomendações do fabricante para escolher o óleo ideal.

A importância do óleo para o veículo não se resume apenas ao motor, mas outras partes do carro também são beneficiadas pela lubrificação adequada, como por exemplo:

  • A caixa de câmbio;
  • Os freios;
  • A direção hidráulica;
  • Os componentes que integram o motor.

Muitas vezes, em casos de falta de lubrificação, pode ser necessário até fazer o reboque de carro, já que o veículo pode apresentar problemas e parar de funcionar. Por esse motivo, é preciso ter atenção quanto aos prazos.

Em geral, a troca do óleo do motor é feita a cada 15 mil quilômetros rodados, ou um ano. Dependendo das condições do veículo, como em carros antigos e danificados, indica-se trocar o óleo em uma quilometragem mais baixa. Para a caixa de câmbio, a revisão do óleo é feita entre 40 a 60 mil quilômetros rodados.

Serviços de pintura e funilaria: devolvendo a beleza ao carro

O serviço de funilaria e pintura também é requisitado por muitos proprietários de veículos, podendo ser feito em conjunto com a manutenção veicular preventiva.

Basicamente, a atividade consiste em melhorar o acabamento dos carros, verificando as condições da lataria. Em casos de acidentes, com arranhões, perda da tinta ou lataria amassada, o serviço de pintura e funilaria também é requisitado.

Durante os procedimentos de reparos na lataria, é rara a necessidade de troca de peças, pois o serviço é feito somente se a colisão não tiver provocado avarias nas partes estruturais do veículo.

Dessa forma, pode-se preservar a originalidade do carro. Quer dizer que os reparos são feitos em casos de avarias leves, causadas por pequenas batidas; se a colisão for mais forte, é preciso avaliar quais são as reais necessidades do veículo.

Por esse motivo, muitos veículos de colecionador devem passar pela revisão periódica nas funilarias, com pintura de carros antigos para exposição. Assim, é possível devolver a beleza original do automóvel, além de embelezar ainda mais a superfície, devolvendo o brilho de uma pintura nova.

Devido à precisão e os detalhes na pintura, é imprescindível que o procedimento seja feito por profissionais qualificados, que tenham conhecimento técnico em questões de funilaria e reparos em veículos.

Assim, recomenda-se que o proprietário procure por uma oficina de pintura automotiva com reconhecimento no mercado e que seja especializada em pinturas para carros de exposição e carros antigos. Com isso, tem-se a certeza de um serviço bem executado.

Em síntese, manter a manutenção do automóvel em dia garante a sua segurança do motorista e das demais pessoas, garante o bom funcionamento do veículo e ainda mantém a boa aparência dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *