Menu fechado

A importância da manutenção de veículos

Os veículos são grandes aliados no dia a dia de diversas pessoas e, naturalmente, alguns cuidados devem ser incorporados para garantir o funcionamento em boas condições e evitar prejuízos ou até mesmo acidentes fatais.

Nesse cenário, opções como a manutenção preventiva podem ser significativas para os proprietários, uma vez que detecta problemas de forma precoce e é capaz de contribuir com uma maior eficiência do automóvel.

Geralmente são empregados procedimentos como a análise do desgaste dos pneus, necessidade de calibrar, condições do freio e do conjunto de suspensão do automóvel, entre outras possibilidades.

Um problema muito comum ao negligenciar a manutenção de veículos é ter o percurso interrompido devido a uma disfunção. A causa pode variar, mas estar em uma situação em que o veículo não funciona pode ser extremamente frustrante.

Nesse caso, recorrer a um guincho 24 horas Santo André pode ser a alternativa mais favorável, principalmente ao considerar a comodidade de obter suporte especializado a qualquer momento.

Basicamente, para o reboque de carro ou de qualquer outro veículo o serviço de guincho é acionado e alguns momentos depois, é devidamente direcionado para uma oficina ou outro local que atenda a necessidade do condutor.

Para as pessoas que contratam seguros, comumente esse suporte está incluso. No entanto, é preciso averiguar qual é a área de cobertura para ter de fato um auxílio favorável.

Por que o óleo do carro exige cautela?

O óleo incorporado ao motor apresenta como principal funcionalidade a lubrificação, porém, o fato de promover a limpeza também potencializa o desempenho do veículo.

É importante que algumas medidas cautelosas sejam tomadas, como a troca de oleo com a periodicidade adequada.

Caso contrário, o produto oxida e compromete severamente a lubrificação, tendo como principal resultado o desgaste prematuro das peças devido ao atrito elevado.

O tempo recomendado pode variar de acordo com o fabricante, mas de forma geral, os intervalos apontados são a cada 5.000 km rodados ou 10.000 km. Além da atenção aos prazos, as seguintes atitudes devem ser evitadas:

  • Deixar o óleo espirrar no motor;
  • Não trocar o filtro;
  • Misturar óleos de bases distintas;
  • Utilizar aditivos.

Práticas como essas reduzem a vida útil do motor e, consequentemente, o desempenho do veículo. Para evitar esses problemas é preciso trocar completamente o óleo com o produto certo e em um local de confiança.

Os cuidados com o ar condicionado automotivo

Ao se tratar do ar condicionado nos automóveis, um dos fatores que exigem mais atenção é o elemento filtrante, sendo que o ideal é que o produto seja propício contra poeira, pólen e outros agentes nocivos para a saúde.

A higienização regular contribui com a prevenção do acúmulo desses agentes nas tubulações e, dependendo das condições, devem ser substituídas.

No entanto, o comprometimento da eficiência desse sistema pode estar relacionado com outros fatores, como a ausência de gás.

A carga de gás ar condicionado automotivo pode ser necessária em alguns casos, mas a existência de um vazamento deve ser analisada por um profissional antes de qualquer processo desse tipo.

Isso se deve ao fato de que identificar se a falha está relacionada com as mangueiras, tubos e conectores contribui para uma solução mais precisa.

Como escolher um serviço de funilaria de confiança?

Os serviços de funilaria e pintura possuem um grande destaque em meio aos proprietários, especialmente ao considerar a relação de ambos com a estética.

Todavia, a funilaria vai além, uma vez que atende o reparo de peças, que são removidas da estrutura e devidamente manuseadas.

Ao procurar por locais como esses, sem dúvidas, a confiabilidade faz toda a diferença. Dessa maneira, é interessante considerar fatores como os seguintes:

  • Local de pintura;
  • Ambiente da oficina;
  • Referências;
  • Atividades desempenhadas.

Há necessidade de averiguar se o local apresenta os recursos adequados para atender ao tipo de necessidade apresentada pelo cliente, principalmente no que diz respeito ao atendimento, estrutura, especificações das atividades e preparo.

A alternativa de funilaria express também pode ser vantajosa e trata-se de uma modalidade em que processos mais rápidos são realizados. De uma forma mais precisa, são serviços voltados para danos de pequeno a médio porte.

É válido abordar que o período de manutenção pode variar significativamente de um veículo para outro e deve atender especificações indicadas pelo fabricante. O mais comum é que seja a cada 10 km rodados ou de seis em seis meses.

De qualquer forma, além dessas recomendações, é imprescindível que caso algum problema seja detectado, um profissional qualificado deve ser procurado o mais rápido possível para o controle de danos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *