Menu fechado

A importância da inspeção e documentação veicular

inspeção

Ter um carro é uma responsabilidade que requer cuidados e organização, pois são necessários diversos procedimentos para manter o veículo regularizado.

As vistorias e documentação são importantes para que o carro seja regulamentado e tenha permissão para circular em via pública.

O não cumprimento desses requisitos pode resultar em multas, apreensão e diversos outros problemas para o proprietário, portanto, trata-se de procedimentos obrigatórios a todos os motoristas.

No entanto, é normal que você tenha algumas dúvidas quanto a isso e neste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre alguns procedimentos importantes que todo motorista precisa seguir à risca. Tome nota.

A importância da inspeção de veículos

A inspeção veicular ou inspeção cautelar veicular é um procedimento obrigatório que visa verificar o pleno funcionamento do automóvel.

Há dois tipos de inspeção, sendo a inspeção técnica veicular e a inspeção ambiental. A inspeção técnica é obrigatória e verifica todos os equipamentos do veículo, garantindo que este esteja seguro para o uso. Alguns itens que são avaliados são:

  • Características do Renavan;
  • Equipamentos obrigatórios;
  • Sinalização, iluminação, direção, freios, eixo e suspensão;
  • Pneus e rodas;
  • Demais componentes como vidros, bancos.

Já a inspeção ambiental é uma inspeção de carros que avalia a emissão de poluentes deste, bem como ruídos. A avaliação é determinada pelo CONAMA, de acordo com os limites para emissão de poluentes, dentre outras características.

Todas essas vistorias são importantes e precisam ser realizadas principalmente quando da compra de um veículo, seja este novo ou não.

Após ser realizada, o proprietário do veículo consegue regularizar sua documentação e tem permissão para circular com o automóvel. A vistoria veicular é importante e precisa ser realizada de acordo com as exigências das leis de trânsito.

Mas, além de estar quite com os documentos e a condições de funcionamento do carro, o motorista também precisa ter seus documentos em ordem, no que diz respeito à habilitação. No próximo tópico vamos falar um pouco mais sobre isso.

Documentos importantes para o motorista

Dirigir é uma grande responsabilidade, por causa disso, os motoristas precisam portar a chamada Carteira Nacional de Habilitação, popularmente conhecida como CNH.

Trata-se de um documento obrigatório que permite que uma pessoa dirija veículos motorizados, e sem este documento, o veículo é apreendido e multado, conforme a legislação vigente.

Para possuir a habilitação, o candidato precisa realizar uma série de exames, um curso técnico e aulas de direção.

Após ser aprovado em todas as etapas, ele passará a possuir uma habilitação provisória que tem duração de um ano e, após isso, a habilitação definitiva, que tem validade de 5 anos. Após este período, o motorista precisa fazer a renovação do documento.

No entanto, em situações de infração das leis de trânsito, o motorista é multado e, por conta disso, perde pontos na carteira. Estes pontos desabonam a conduta do motorista e caso este ultrapasse os 20 pontos, pode ter sua carteira suspensa, caçada ou até mesmo, em casos mais graves, perder o direito de dirigir.

A regularização de CNH é muito importante, pois ela garante que a pessoa apresenta condições de dirigir e não infringe as leis de trânsito. Motoristas que dirigem com carteira suspensa ou sem habilitação representam um risco para todos.

Caso você tenha tido algum tipo de problema com sua habilitação, ou tenha recebido multas, é importante regularizar essa situação junto aos órgãos competentes ou procurar um despachante.

Os despachantes auxiliam motoristas quanto à regularização de seus documentos, evitando que tenham problemas. É possível regularizar as condições do documentos veicular e do motorista com a ajuda dos despachantes, bem como demais serviços relacionados.

Se você tem dúvidas em relação à situação de sua habilitação, é possível fazer uma consulta de pontos CNH no site dos órgãos de trânsito.

Esta consulta ajudará você a dimensionar a real situação de sua habilitação e o que você precisa fazer para regularizar. Além disso, é importante consultar para evitar que você circule com um documento que tenha problemas com a fiscalização de trânsito.

Tomar esses cuidados em relação aos seus documentos e aos documentos do veículo torna o trânsito mais seguro para você e para todos. Mais do que evitar problemas, esses cuidados são uma exigência e permitirão que você circule com seu veículo com tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *