Menu fechado

A grande evolução dos tratores no setor agrícola

A grande demanda de mecanizar todos os procedimentos na agricultura surgiu com o início da Revolução Industrial.

A substituição do sistema artesanal para a produção realizada por grandes máquinas pesadas (como o Trator pequeno que foi desenvolvido durante esse percurso) surgiram devido à expansão populacional do continente europeu.

Com uma população absurdamente em crescimento, o aumento da produção de alimentos era necessário para que fosse compatível suprir todas as necessidades do continente.

O grande impulso desse desenvolvimento tecnológico trouxe a construção das semeadoras.

As semeadoras auxiliavam em uma economia maior das sementes, que eram inseridas no solo, como também era muito útil para expandir toda a produtividade do setor agrícola.

O surgimento dos tratores

Aproximadamente no ano de 1858, foram criados os primeiros tratores. Essas máquinas funcionavam totalmente a vapor, cujo principal objetivo era arar todo o solo.

Através dessa extraordinária máquina, todos os trabalhos manuais e de tração animal diminuíram bastante, o processo estava otimizado e a produtividade no meio rural tomava um nível muito superior.

O custo dessas máquinas era muito alto, por ser uma novidade da época, poucos tinham acesso a esse meio de otimização agrícola e os tratores usados não eram comercializados.

Os tratores agrícolas no Brasil

O Trator contribuiu de forma generosa na produtividade, modernização e desenvolvimento dos procedimentos rurais em nosso país.

Mas da mesma forma que essa grande máquina otimizou todo o serviço do setor agrícola, aumentava também, significativamente, o número de acidentes de trabalho.

Tais acidentes surgiram com diversos fatores, os quais podemos destacar:

  • A grande modernização dos trabalhos rurais;
  • Falta de instrução aos trabalhadores sobre novos processos;
  • A má utilização dos equipamentos de segurança;
  • A falta de Manutenção de compressores e outras peças importantes do trator;
  • Uso inapropriado dos veículos agrícolas;
  • Ausência da cobertura de segurança;
  • Estrutura de proteção a capotamento;
  • Entre outros.

Normalmente, o acidente mais comum ao utilizar um trator é o tombamento, que pode ocorrer devido ao excesso de velocidade e desatenção ao dirigir em áreas de risco como morros e barrancos.

Como prolongar a vida útil dessas máquinas?

A evolução dos tratores agrícolas vem há muito tempo, mas, mesmo com todo o avanço tecnológico nesse setor, é crucial o cuidado que devemos ter com cada uma dessas máquinas.

Muitos consumidores, devido aos maus cuidados com seus tratores, algumas vezes não conseguem reverter a situação em uma manutenção e com isso muitos optam pelo desmanche de tratores no intuito de reaproveitar alguma de suas peças.

Atualmente existem ferramentas de monitoramento, tornando as decisões mais fáceis, mesmo que ocorra algum problema mais sério.

Os serviços de manutenção preditiva auxilia todo esse quesito, pois avalia todo o desempenho desse maquinário, realizando vistorias periódicas.

Na manutenção preditiva é feito uma análise profunda do óleo do trator, que é um dos procedimentos destacados por esse tipo de serviço.

Por meio dessa análise, pode-se detectar todas as falhas no trator, o que garantirá a total diminuição nos custos de manutenção.

O que são compressores? Qual a importância dessa peça em um trator?

O compressor de ar utilizado em tratores atua convertendo todos os movimentos mecânicos gerados tanto por energia elétrica, como qualquer outra forma de energia de motores em ar comprimido.

No mercado encontramos uma gama de compressores de ar para os tratores, pois cada modelo exerce uma função diferenciada nessas poderosas máquinas.

Os tratores, muitas vezes, ficam expostos ao sol em um longo período de tempo, prejudicando o conforto e até a saúde de todos os envolvidos na operação.

Pensando nesses problemas, a tecnologia dos tratores agrícolas avançou e foi desenvolvido o sistema de ar condicionado para tratores, onde o compressor é uma peça primordial para o bom funcionamento desse complexo.

O sistema de ar condicionado é a melhor alternativa para assegurar as condições de trabalho para os condutores, bem como otimizar toda a qualidade de operação.

O conserto de compressor é de baixo custo, quando selecionado uma empresa especializada que faça esse tipo de serviço com qualidade.

Os tratores na atualidade

Hoje em dia no mercado de veículos agrícolas, pode-se encontrar diversos modelos de tratores à venda, máquinas com diversas funções e itens distintos, desde com assentos ergonômicos e cabines mais reforçadas com ar condicionado.

Os computadores e toda a proteção nesses veículos garantem todo o bem-estar e segurança na vida dos operadores.

Entretanto, ainda é preciso reforçar aos empregados e empregadores a importância da segurança do trabalho com esses equipamentos, assim como a fiscalização de qualidade dos órgãos responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *