Menu fechado

5 passos para conservar o seu carro

Trocar o óleo, calibrar os pneus, fazer higienização de tapetes periodicamente. Essas são algumas estratégias para conservar seu carro.

Além de preservar as funções do veículo a longo prazo, realizar manutenção nas peças e nos sistemas automotivos é uma forma de prezar pelo bom funcionamento do carro no cotidiano.

As consequências de cuidar bem do veículo são positivas, já que o motorista tem menos chances de passar por alguma surpresa desagradável e caso deseje vender ou trocar de carro, a tendência é que a inspeção seja mais tranquila.

Quer saber como conservar o carro de uma forma eficiente? Continue lendo esse artigo e aprenda a fazer isso em 5 passos

1. Invista na higienização de tapetes

Cuidados com a higienização de tapetes e limpeza automotiva de forma geral são sempre bem-vindos não só para conservar o carro a longo prazo, mas também por tornar esse espaço mais agradável.

Com a rotina diária, é comum que poeiras, sujeiras e até resíduos de comida acumulem nos estofados e nos tapetes do automóvel, mas nada que uma higienização completa não resolva o problema.

Ao deixar o veículo limpo, você evita a proliferação de bactérias e fungos que causam mau cheiro e podem estragar o automóvel a longo prazo.

É interessante que a higienização de tapetes e estofados seja feita com produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

2. Faça manutenção periódica nas peças

Fazer uma revisão geral no motor e nas peças automotivas de vez em quando é um hábito que pode evitar dor de cabeça em situações inesperadas.

Por isso, tire um tempo e faça manutenção no seu veículo para identificar possíveis falhas e repará-las antes de ter que desembolsar um dinheiro extra para substituir algum componente.

Isso vale para o aparelho de injeção eletrônica, que é o sistema responsável pelo controle do ar e do combustível que passam pelo motor automotivo, para o motor em si, pneus, engrenagens e outros itens fundamentais para que o veículo funcione.

São vantagens de realizar a manutenção do carro:

  • Mais segurança;

  • Menos desconforto;

  • Melhorias no desempenho do veículo;

  • Valorização do automóvel;

  • Prevenção contra despesas desnecessárias.

3. Tenha um sensor de estacionamento

Estacionar o carro sem bater pode ser uma tarefa bem desafiadora em locais com pouco espaço. Mas graças a acessórios como o sensor de estacionamento essa tarefa pode ficar mais simples.

Na prática, os sensores de estacionamento são equipamentos que geralmente ficam no pára choque do carro e emitem sons para avisar o motorista quando o veículo corre o risco de bater ou há algum obstáculo na frente ou atrás.

Existem vários tipos de sensor, sendo que um dos modelos mais estratégicos é o sensor de estacionamento com display, que indica a distância exata entre o veículo e os obstáculos por meio de uma câmera. Dica boa para evitar amassados indesejados na lataria, não acha?

4. Preze pela documentação regular do carro

Além de conservar a parte estética e mecânica de um carro, ter a documentação veicular em dia também é uma forma de valorizar o automóvel.

Isso inclui o pagamento de impostos como o IPVA, o licenciamento e outros documentos que comprovam que o carro é seguro e pode rodar sem problemas pela cidade.

Ter esse cuidado somado à manutenção periódica do veículo conta pontos caso você venda esse bem, já que é preciso fazer uma inspeção veicular para realizar o laudo para transferência de veiculo.

Geralmente, esse documento é solicitado no Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e além dos débitos, multas e restrições, a vistoria automotiva também inclui a coleta da numeração do chassi que fica no motor automotivo.

Quanto mais conservado o veículo for, melhor a avaliação e as chances de fazer negócio. Por isso, vale a pena dirigir com a carteira de habilitação válida e se atentar às obrigatoriedades da legislação.

5. Aposte em acessórios que trazem conforto

Bancos confortáveis, travas de vidro automáticas, ar condicionado, aquecedor e outros acessórios que deixam a rotina de quem dirige mais confortável também valoriza bastante os veículos.

Por isso, vale a pena investir em acessórios que facilitam a rotina e trazem mais praticidade para o motorista como os citados e outros como o som automotivo.

Considerando que muitas pessoas passam horas no volante, contar com acessórios que deixam essa rotina mais agradável é bem interessante.

Gostou das dicas? Aproveite para transformar seu veículo agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *