Menu fechado

5 dicas cruciais para quem deseja voltar a dirigir

Ser habilitado e ter medo de dirigir é um fenômeno comum. Sobretudo quando um longo período se passou desde a última vez que a pessoa conduziu um veículo, tirando a familiaridade que ela tinha com o tráfego.

Entretanto, vencer esse medo e voltar a dirigir é possível e pode ser muito mais fácil do que se espera! Confira 5 dicas valiosas para retornar ao volante.

1. Faça aulas de direção

Antes de qualquer coisa, é preciso falar sobre as aulas para habilitados  Aulas para Habilitados
. Sobretudo nos casos nos quais o medo é intenso, essa é a solução ideal.

Um grande número de autoescolas se especializa nesse público e desenvolve a confiança do motorista ao longo das aulas, reforçando os conceitos teóricos e buscando dessensibilizar o medo.

Não há motivos para ter vergonha de fazer as aulas, é algo completamente normal. O melhor, na verdade, é que se encare essa atividade como algo simples. Exigir muito de si e focar em obter resultados rapidamente pode acabar gerando mais ansiedade. Evite se pressionar.

2. Comece com pequenas distâncias

Quando a situação é menos séria, a dica é ir aos poucos. Comece dirigindo em regiões mais tranquilas, fazendo percursos conhecidos. Não é preciso arriscar longas viagens, a confiança se reconquista aos poucos.

Outra dica útil é começar esse processo estando acompanhado. Ter um familiar ou amigo no carro pode gerar mais conforto, sobretudo se for alguém que possa tirar dúvidas e dar instruções, é ideal para um processo mais tranquilo.

3. Adquira um protetor de pára-choque

O protetor de parachoque é um ótimo exemplo de como o carro pode tornar a missão de voltar a dirigir mais fácil. Existem diversos modelos, muitos praticamente imperceptíveis visualmente, de protetores traseiros e dianteiros para o carro.

É uma forma de diminuir a pressão, pois a possibilidade de erro parece menos perigosa. Só o fato de saber que existe uma proteção a mais no carro já há uma grande melhora no processo de voltar a dirigir.

O protetor de parachoque universal possui preço acessível e garante o amortecimento na hora de estacionar. Isso é útil em qualquer situação, pois mantém o carro bonito e bem conservado por mais tempo, mas é especialmente útil em casos de medo de dirigir.

4. Que tal um carro automático?

Um carro de câmbio automático pode fazer toda a diferença para quem planeja voltar a dirigir. De forma geral, é um ótimo investimento e melhora muito a vida do motorista. Os benefícios de ter um carro com câmbio automático são:

  • Diminui a complexidade da direção;
  • Deixa o carro mais seguro;
  • O motor tem maior vida útil;
  • Componentes de transmissão têm maior vida útil;
  • Maior conforto ao dirigir;
  • Uso correto da transmissão.

Assim, é uma opção vantajosa até para quem não possui medo em dirigir. Esse tipo de carro oferece mais segurança e diminui a complexidade de direção, sobretudo para quem mora nos centros urbanos. Há menos ações nas quais se concentrar e isso permite muito mais tranquilidade para o motorista.

5. Adquira um protetor para garagem

Vale ressaltar que os protetores não estão disponíveis apenas para os carros. O protetor de parachoque para garagem é colocado na parede da garagem, mais especificamente na parede frontal da vaga.

Assim como os outros itens, a utilidade desse equipamento vai além de auxiliar as pessoas no processo de voltar a dirigir, sendo útil mesmo depois que esse objetivo for alcançado.

Ao realizar a instalação dos protetores de borracha parede garagem, consegue-se também tornar possível que os carros fiquem encostados à parede frontal da vaga e promove melhor conservação do veículo.

Sobretudo quando o estacionamento é público, como é o caso de condomínios, o melhor aproveitamento da vaga pode promover melhor convivência entre os condôminos.

Na rotina acelerada da vida adulta, estacionar com mais conforto e segurança é sempre positivo. Para completar, o protetor estacionamento garagem tem custo baixo.

Em conclusão, o segredo para voltar a dirigir é diminuir a complexidade do processo em todos os aspectos possíveis e, mais importante do que isso, diminuir a ansiedade.

Cada pessoa possui um jeito diferente de se sentir mais tranquilo, o que pode significar estar acompanhado, uma rua vazia ou mesmo simplesmente ouvir música. Seguindo todas essas dicas, será fácil superar o medo e ganhar mais autonomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *