Menu fechado

5 curiosidades sobre os serviços de funilaria

O automóvel, principalmente quando nos referimos a carros de passeio, consiste em um componente indispensável para a vida urbana. Isso porque garante o conforto através da facilidade de deslocamento.

Entretanto, para um processo seguro e satisfatório, é de suma importância que o veículo passe por vistorias constantes, sejam elas preventivas ou corretivas, prevenindo também acidentes nas vias espalhadas pelo país.

Além disso, há outros métodos presentes no mundo automotivo que garantem não apenas a qualidade estrutural do carro, mas, também a aparência estética. Dentre esses serviços, a funilaria e pintura ganham uma atenção especial no mercado.

Afinal, o que é funilaria?

A funilaria, de modo geral, consiste em um serviço automotivo que visa recuperar peças danificadas de um carro, sem a necessidade de consertar todo o veículo.

Para isso, é retirado a peça em questão, geralmente formada por folhas de Flandres (composto formado por ferro e aço), o que permite a remoldagem por parte do profissional.

Entretanto, quando a peça danificada não permite restauração, ou seja, é considerada pelo profissional da funilaria express como “perda total”, é feita a troca por um item novo.

O serviço de funilaria não serve apenas para Desamassar lataria, isso porque deixa o carro com a aparência de novo, restaurando a área prejudicando e reformando a pintura.

Depois da soldagem, a parte restaurada juntamente à peça nova, ganha uma leve camada de massa plástica, que serve para disfarçar a funilaria e garantir que o item esteja apto para o próximo e último passo.

Por fim, é hora da Airless pintura que, por sua vez, é responsável por recompor a tinta do automóvel, permitindo a mesma aparência de quando foi tirado da concessionária.

Quais as diferenças da funilaria para o martelinho de ouro?

Diversas pessoas confundem os serviços de funilaria e martelinho de ouro, e
parte dessa desorientação acontece porque grande parte das empresas automotivas oferecem os dois procedimentos.

Entretanto, é importante entender que cada método serve para corrigir um aspecto e estado diferente da lataria do veículo.

O martelinho de ouro é comumente utilizado para reparar pequenos danos no automóvel, como por exemplo, leves amassados e outras avarias.

O serviço de martelinho de ouro preço é mais acessível, principalmente se comparado a outros métodos, porém, é válido destacar que trata-se de um processo mais rápido e simples.
Já a funilaria, consiste em um método utilizado em danos maiores nos veículos, como batidas mais graves e outros incidentes que prejudicam não apenas a pintura, mas, também a estrutura da lataria.

Curiosidades sobre a funilaria

A funilaria desperta uma série de questões e curiosidades, principalmente para “habilitados de primeira viagem”, que por sua vez, terminaram o processo para receberem a CNH e até mesmo adquirir o próprio veículo.

Então, com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais comuns, separamos 5 curiosidades sobre o serviço que podem te ajudar a escolher a melhor maneira de consertar o seu carro.

1. Funileiro de acordo com a região

Uma das confusões mais comuns trata-se do nome, afinal, é funilaria, bate-chapa, lanterneiro ou chapeiro? Nesse caso, é importante esclarecer que o procedimento é chamado por diferentes nomenclaturas de acordo com a região do país.

Então, para entender se o serviço em questão consiste na funilaria, mesmo em uma localização que recebe um nome distinto, é válido uma conversa prévia com a empresa em questão, garantindo os resultados esperados.

2. Quanto tempo leva para o serviço ser feito?

De maneira geral, o período para execução do serviço varia de acordo com o estado do carro. Por exemplo, pequenos reparos podem levar em torno de 20 dias, mas, esse período muda quando a lataria sofreu danos mais graves.

Para compreender melhor o tempo necessário é de suma importância contatar uma empresa qualificada e solicitar uma avaliação, levantando assim as informações necessárias, tanto em relação ao estado do veículo como valores e prazos.

3. Qual o valor do serviço de funilaria?

O valor da funilaria é acessível, variando de acordo com a necessidade do veículo. Para informações mais assertivas, é válido procurar uma empresa de pintura, funilaria, martelinho de ouro e outros serviços automotivos, solicitando um orçamento de acordo com as características do seu automóvel.

4. Como escolher a melhor empresa?

Eis uma dúvida que pode tirar o sono de um motorista, principalmente quando o carro está “parado” pela falta de reparos necessários.

Então, antes de escolher uma empresa qualificada para realizar o serviço, permita-se pesquisar e pedir recomendações aos colegas, amigos e familiares.

Nesse caso, é válido também dar uma olhada em fóruns de discussão e sites que reúnem percepções dos clientes, garantindo, assim, a contratação de uma empresa de qualidade e confiança no mercado.

5. Como preservar o serviço?

Por fim, como preservar o serviço de funilaria? A dica seria evitar batidas no carro, porém, sabemos que acidentes são imprevisíveis, principalmente em cidades movimentadas.

Então, a manutenção do serviço de funilaria pode ser feita através dos cuidados diários pelo dono do carro, como é o caso de constantes higienizações e evitar que o veículo fique exposto sempre as mudanças climáticas (o que é válido a utilização de garagens e outros tipos de coberturas).

Além disso, os processos preventivos são capazes de evitar acidentes causados por falhas mecânicas, permitindo a segurança de pessoas tanto de dentro quanto fora do automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *