Menu fechado

3 serviços automotivos essenciais para qualquer veículo

automóvel

Ter um automóvel é sinônimo de praticidade na vida. Os locais ficam mais perto e o dia a dia mais tranquilo. Mas isso não significa que o trabalho não existe mais.

Muito pelo contrário. Além de oferecer praticidade, ter um veículo também pede cuidados específicos e especializados.

Manutenção preventiva, idas à oficina e troca de peças são apenas alguns deles. Por isso, hoje falaremos da importância de alguns dos serviço que são realizados em oficinas mecânicas automotivas que você precisa conhecer. Vamos nessa?

1. Higienização de ar condicionado

No Brasil, a maioria dos carros têm ar condicionado, isso porque vivemos em um país muito quente na maioria dos dias.

Assim, manter esse ar condicionado em bom estado é fundamental. Por isso a higienização de ar condicionado automotivo é tão importante. Ela faz com que o item dure mais e funcione de maneira adequada

A higienização é uma forma de manutenção de ar condicionado. Isso porque, quando esse acessório está sujo, ele acaba tendo que se esforçar mais para funcionar.

Desse modo, se desgasta de maneiras ruins para sua vida útil. Além disso, a falta de higienização ar condicionado automotivo também causa mau cheiro.

Aliás, é o odor que, muitas vezes, nos avisa que está na hora de realizar esse procedimento, pois achamos que essa não é uma atividade tão importante, mas estamos muito enganados.

A falta de higienização periódica faz com que bactérias se juntem, o que causa o mau cheiro. Inclusive, esse é um problema que afeta até nossa saúde.

Fungos e bactérias criam colônias dentro do ar condicionado, quando ele não é limpo frequentemente. Rinite, alergia e outros problemas respiratórios podem piorar com esse tipo de situação. As etapas para a higienização do ar são:

  • Analisar a correia do ar;
  • Analisar o filtro;
  • Trocar o filtro quando necessário;
  • Procurar sempre especialistas para a atividade.

2. Pintura automotiva

A pintura automotiva é outro procedimento realizado nas oficinas mecânicas. Sendo micro pintura automotiva ou não, é preciso que profissionais e especialistas realizem esse serviço. Caso contrário, é fácil causar acidentes que podem sair ainda mais caros.

A micro pintura, por exemplo, é uma forma de ajustar e aplicar a tinta apenas em cima do risco. Esse é um método utilizado quando a quantidade não é muita. Isso faz com que a tinta seja economizada e o valor do procedimento seja mais baixo.

Ter uma pintura correta e atrativa no carro não é apenas uma questão de estética, e sim de custo. Quanto mais cuidado for um carro, mais valor ele têm.

Assim, em um momento onde é necessária a venda, é mais fácil conseguir um comprador e é possível conseguir um valor maior.

3. Manutenção do carro

A manutenção do carro como um todo é fundamental para que o veículo funcione de maneira correta, além de prevenir acidentes.

E não só isso. Realizar a manutenção preventiva periodicamente é essencial para a segurança de quem utiliza o automóvel e das pessoas que estão em volta dele.

A manutenção evita, inclusive, diversos casos de reparação, que custam mais caro e poderiam não ter ocorrido.

Aquecimento do motor, pane elétrica e problemas como esses podem ser facilmente impedidos de acontecer. O ideal é realizar esse procedimento a cada 10 mil km ou a cada 6 meses de uso.

A manutenção dos veículos é um assunto muito sério, mas que, mutias vezes, não é levado em conta pelos motoristas.

Imagine estar em uma estrada movimentada, com diversos carros a 100 km/hr, e o seu carro sofre uma pane elétrica? É acidente na certa. E isso é grave! A manutenção periódica previne esse tipo de problema.

Além disso, o valor de um veículo bem revisado é muito maior. No momento da troca, será muito mais fácil conseguir um cliente e desapegar do carro. Como também, quando um automóvel está em bom funcionamento, ele economiza no combustível.

Conhecer boas oficinas mecânicas pode ser uma mão na roda quando as necessidades chegarem. Assim, todas as manutenções e concertos necessários serão realizados por profissionais eficientes e com experiência.

Isso é muito importante para que os procedimentos realizados no automóvel não estraguem mais do que ajustem o veículo. Nesse sentido, é válido optar por procedimentos com ótima relação de custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *