Menu fechado

3 Procedimentos veiculares essenciais

Para manutenção ou venda de veículos, investir em técnicas e cuidados veiculares especializados é fundamental. Você sabia , por exemplo, que é possível emitir um laudo de motor?

Essa não só é uma possibilidade, como um procedimento veicular obrigatório em situações de transferência ou venda de veículo.

Na prática, esse é um documento que contém informações coletadas a partir de características do veículo. São elas: identificação do número do chassi do carro, estado das peças que compõem o motor e presença de componentes originais.

Da mesma forma, existem outros documentos que também são laudos indispensáveis para a comprovação das condições do veículo na hora da compra ou venda.

O laudo de vistoria, por exemplo, é um documento exigido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e que tem como proposta atestar que o veículo está em boas condições para a venda e uso.

Para que os resultados desses laudos sejam positivos, investir na manutenção e no cuidado veicular é essencial.

Se você está pensando em comprar ou vender um veículo e quer saber mais sobre o assunto, saiba que esse artigo é para você. Continue lendo e conheça alguns procedimentos veiculares essenciais!

1.Aposte no polimento cristalizado

Um veículo limpo é um veículo bem cuidado. Por isso, investir em técnicas como a que é conhecida como polimento cristalizado é essencial.

Basicamente, essa técnica consiste na aplicação de um tipo de resina sobre a pintura do carro, que é capaz não só de deixar o veículo limpo como também proteger a tintura veicular.

Essa é uma ótima estratégia para realçar o brilho da lataria do automóvel e, de quebra, o polimento ainda prolonga a durabilidade da pintura atual.

Se você está na dúvida entre investir ou não no polimento cristalizado, confira abaixo algumas vantagens dessa técnica:

  • É um procedimento que realça o brilho da pintura;

  • A técnica previne arranhões e agressões na lataria;

  • O efeito do polimento pode durar até 6 meses;

  • É mais econômico do que o convencional;

  • Tem um efeito mais forte do que as técnicas tradicionais.

Mas, qual é o momento certo para aderir o serviço de polimento cristalizado?

Não existe uma indicação única, mas é fundamental observar o estado do veículo. Se o seu carro for novo, obviamente a lataria ainda conta com um brilho natural e intenso e, neste caso, o polimento é uma forma de prevenir agressões e desgastes na cor.

Caso o veículo seja seminovo, a técnica serve para corrigir pequenas imperfeições e arranhões. Já se o automóvel for de um modelo mais antigo, além do polimento há outras técnicas de recuperação que são indicadas para preservação veicular.

2.Adquira peças automotivas de qualidade

Da composição dos amortecedores 2008, que são relacionados ao movimento veicular, ou ainda componentes eletrônicos que compõem os motores ou outras peças automotivas, é fundamental contar com peças de qualidade.

Por isso, mesmo que você não entenda muito do funcionamento de um motor veicular ou outra peça, pesquisar a qualidade e credibilidade dos fabricantes e escolher as lojas de peças de carros com base nos padrões de qualidade é uma necessidade.

Além de garantir um funcionamento mais adequado para os veículos, esse tipo de critério também é essencial para evitar situações como:

  • Panes mecânicas;

  • Substituições não planejadas;

  • Gastos excessivos com manutenção.

Uma dica é: pesquisar as lojas que são autorizadas e reconhecidas pela concessionária fabricante do veículo.

Desta forma, você pode ter muito mais sucesso ao adquirir peças como os pneus automotivos, além dos amortecedores, bancos e produtos que fabricam motores.

3. Invista em inspeção veicular e manutenção

Quando você faz manutenção periódicas no seu veículo? Saiba que a simples troca de óleo ou calibração de pneus pode fazer toda a diferença em determinada situação.

Por isso, não deixe para fazer uma inspeção veicular somente quando for emitir o laudo de vistoria para venda/transferência desse veículo.

Com cuidados periódicos, as chances de preservar a qualidade do veículo a longo prazo são muito maiores. Além de valorizar o automóvel, esse tipo de ação já poupa procedimentos que são exigidos na hora da confecção de uma avaliação de vistoria em formato de laudo.

Por fim, não importa se a sua necessidade hoje é trocar os pneus automotivos ou retocar a tintura da lataria do veículo. É indispensável que qualquer mudança seja feita com cautela, de modo que o veículo seja valorizado e não descaracterizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *