Menu fechado

3 peças fundamentais para o funcionamento dos carros

carro

Para que um veículo funcione corretamente, é preciso que ele tenha muitas peças. São tantas que, às vezes, esquecemos sua importância e suas funções. Por causa disso, trouxemos três peças superimportantes para que o carro tenha a qualidade necessária. Confira abaixo.

1. Radiador automotivo

Quando um carro funciona, ele se aquece por dentro. Caso esse aquecimento seja excessivo, muitas outras peças podem se prejudicar. Assim, o radiador automotivo tem a função de resfriar a água que veicula ao redor do motor, fazendo com que ele todo esteja dentro da temperatura normal.

Seu objetivo é fazer a troca de calor, utilizando tanto o ar quanto a água para essa refrigeração.

O ideal é que a temperatura do motor não ultrapasse 70ºC. Isso funciona da seguinte forma: quando a água quente sai do motor, ela precisa passar pelos tubos do radiador e, assim, é resfriada com uma circulação de ar (por meio de um ventilador).

Quando o motor aquece demais, alguns problemas podem acontecer, como:

  • Dilatação de alguns componentes;
  • Bloqueio do movimento do veículo;
  • Superaquecimento de peças próximas ao motor;
  • Rompimento da mangueira;
  • Entre outros.

Para que o radiador dure por mais tempo, é necessário utilizar um fluido, que precisa ser trocado, pelo menos, uma vez ao ano. Esses fluidos, que também são chamados de aditivos, podem ser encontrador em qualquer autopeças ou comércios de produtos para veículos.

A água do radiador também precisa estar em um nível correto para que ele continue funcionando de maneira adequada. A limpeza da peça também é fundamental. Porém, para isso, é necessário retira-la do veículo e utilizar produtos específicos.

2. Bateria automotiva

Assim como diversos outros equipamentos, os carros também necessitam de bateria para funcionar. Dessa forma, as baterias automotivas são fundamentais. Quando elas estão descarregadas, o carro não liga e é preciso utilizar o cabo bateria automotiva para recarregá-la.

A função dessa peça é armazenar energia para que o veículo ande. Por serem baterias secundárias, as baterias automotivas conseguem ser recarregadas. Dessa forma, sua vida útil é bem longa.

Os componentes de uma bateria são:

  • Grades;
  • Eletrodos;
  • Separador;
  • Eletrólito;
  • Recipiente;
  • Tampa.

As grades são um suporte mecânico para os eletrodos. Os eletrodos, combinados com as grades, constituem a placa, que tem a finalidade de acumular energia.

O separador fica entre as placas negativa e positiva, para que não haja problemas como curtos. Normalmente, os separadores são feitos de polietileno.

O eletrólito tem a função de transportar os íons entre as placas negativa e positiva. Isso acontece quando a bateria está em carregamento ou descarregamento. Já o recipiente e a tampa são a estrutura em si, feita de polipropileno.

Com o avanço da tecnologia, as baterias já não necessitam de manutenção regular e sua vida útil pode chegar a 5 anos.

3. Disco de freio

Por fim, outra peça extremamente importante em todos os veículos é o disco de freio iveco daily 35s14. Para carros com freio a disco, esse equipamento é essencial.

Acoplado na roda do carro, é ele quem possibilita que o automóvel pare quando freado. Além do disco, ele também conta com pastilhas, que têm a mesma função.

Esse tipo de sistema age reduzindo a rotação da roda, quando acionado. Assim, todas as rodas de um carro possuem esse item acoplado. Para entender de forma um pouco mais simples, vamos pensar na roda em movimento. Durante essa ação, o disco gira junto ao pneu.

Quando ele é acionado, a pinça (item que fica junto ao disco) passa por uma pressão e, dessa forma, empurra as pastilhas contra o disco. Isso faz com que a rotação do disco diminua. Consequentemente, como ele está ligado às rodas, elas também começam a frear.

Existem quatro tipos de disco de freio:

  • Sólidos;
  • Perfurados;
  • Estriados;
  • Ventilados;

Os sólidos são os mais simples, baratos, antigos e menos eficientes. Os perfurados, por terem furos ao longo de sua superfície, permitem uma maior refrigeração. Isso acontece também com os estriados. Por fim, os discos ventilados possuem um furo no meio, que também favorece a ventilação.

Essas três peças são essenciais para o bom funcionamento de um carro. Conhecer sobre o funcionamento e a importância de cada um é fundamental para que as manutenções e trocas de peças sejam feitas de maneira correta. Assim, é possível economizar dinheiro e valorizar o automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *