Menu fechado

3 peças automotivas que muitos conhecem

Desde sua invenção, os automóveis e as peças automotivas têm sido utilizados cada vez mais e em um número sempre crescente. Na verdade, a criação do motor de combustão interna, usado na maioria dos carros de hoje, marcou a humanidade de tal forma que criou um marco na tecnologia, a “Segunda revolução industrial”.

Porém com a invenção do motor de combustão interna, o combustível sólido (carvão), foi substituído por combustível líquido (gasolina, diesel, etanol, etc.), isso acarretou em grandes mudanças. Agora, os motores não precisavam ter enormes fornalhas e caldeiras, e podiam ser bem menores. E também não seria mais necessário alguém com uma pá adicionando carvão; o próprio sistema adicionaria combustível.

Não só carros, mas muitas máquinas e automóveis utilizam motores de combustão interna, tais como:

  • Motos;
  • Tratores;
  • Geradores;
  • Serras automáticas;
  • Empilhadeiras;
  • Jet Ski.

Automóveis, cada vez mais modernos e eficientes

Claro, que de lá para cá, os sistemas dos automóveis se desenvolveram muito. Passamos de automóveis enormes, com formas estranhas (a nosso ver, hoje), para carros modernos, aerodinâmicos, que dirigem e estacionam, praticamente, sozinhos. E conforme a tecnologia aumenta, as peças e componentes vão se modernizando. Um exemplo disso é o carburador, que veio sendo substituído pelos sistemas de injeção eletrônica.

Embora alguns picapes possam parecer verdadeiros tratores, as peças amarok, por exemplo, são diferenciadas de peças para tratores, por isso encontramos hoje várias marcas de peças especializadas, cada uma para seu tipo de automóvel.

Ainda assim, mesmo sendo diferentes, e para finalidades diversificadas, tanto as peças para carros quanto para tratores tem uma coisa em comum: precisam ser de boa qualidade. Esse é o fator crucial para que você não tenha prejuízos desnecessários. Uma ótima escolha para os tratores, utilitários e máquinas agrícolas, são as peças komatsu.

Peças automotivas que todo amante de automóveis conhece bem

Além disso, existem componentes nos carros que são essenciais para o funcionamento, e, que muitos conhecem. Vamos falar agora de 3 componentes que, ainda que não seja um fã de carros, você certamente conhece (mesmo que não saiba para que servem).

Tanque do radiador

Falando grosso modo, o radiador é o responsável pelo resfriamento do carro. O motor dos carros (exceto elétricos), funciona com consecutivas explosões controladas, que ocorrem dentro dos pistões. Como você deve imaginar, essas explosões geram calor, e já que as peças do motor são, em maioria, metálicas, elas se expandem e podem deformar em determinadas temperaturas.

Por isso, é necessário um sistema de resfriamento para que a temperatura não aumente demais, pois seria prejudicial. Para isso serve o radiador, ele resfria a água que passa por dutos que percorrem ao redor do motor.

A água absorve parte do calor gerado das explosões, e circula por dentro do radiador, que recebe vento em temperatura ambiente dos coletores, na frente do pára-choque, diretamente sobre si, resfriando a água quente. A água, agora fria, circula novamente pelo motor, gerando mais calor, e liberando ao ambiente novamente.

Sem o radiador, o carro não pode andar, e sem água o radiador não pode resfriar o motor. Portanto, é necessário que o radiador tenha sempre água. Essa água fica armazenada no tanque do radiador quando o carro está parado, e começa a circular quando o carro precisa ser resfriado.

Por isso, não se deve abrir a tampa do tanque do radiador enquanto o carro estiver quente, pois a água estará em altas pressões e temperaturas, seria como abrir uma panela de pressão que foi retirada há pouco tempo do fogo.

Bateria

Responsável diretamente por várias coisas no automóvel. Das peças automotivas, é sem dúvidas uma das mais conhecidas. A bateria serve para armazenar energia elétrica produzida pelo alternador do carro. Essa energia armazenada serve para ligar o motor de arranque e os sistemas, como: setas, faróis, ar-condicionado, rádio, travas automáticas, etc.

É muito difícil conhecer alguém que dirige há muitos anos e nunca teve nenhum problema com a bateria do carro. Muitas vezes esses problemas são causados por falta de manutenção, ou baterias ruins.

Ventoinha

Como falado antes, o radiador usa o vento para resfriar o motor. Mas e quando não há vento? Quando o carro está parado, como no trânsito, não há vento. Então a ventoinha funciona como um ventilador, produzindo a corrente de ar necessária para que o motor esfrie.

Um sistema semelhante ao dos carros funciona em tratores e máquinas agrícolas, que embora sejam diferentes, também precisam de refrigeração funcionando bem. E para um bom funcionamento, uma ótima escolha são as peças case.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *