Menu fechado

3 dispositivos de segurança indispensáveis para veículos

dispositivos de segurança

Quando pensamos em trânsito não podemos deixar de lado todos os dispositivos de segurança, que garantem a tranquilidade na hora de ir passear ou trabalhar.

Além das cadeirinhas obrigatórias de crianças, itens como o Cinto retrátil universal e as películas de segurança são essenciais na hora de equipar um veículo.

No caso do cinto, a função é clara: proteger o passageiro contra possíveis impactos e, dessa forma, preservar a vida da pessoa, ao impedir que ela seja lançada para fora do veículo ou se machuque no interior do automóvel.

Mais do que indispensável, esse é um item obrigatório perante o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e caso o motorista não use o Cinto de segurança para carros, está cometendo uma infração grave.

Se você tem um veículo ou pensa em adquirir um e quer saber mais sobre os dispositivos de segurança veiculares importantes, esse post foi feito para você!

1. Cinto de segurança para carros

Não importa o tipo de veículo ou se você está na condição de passageiro ou motorista, o Cinto de segurança para carros é um acessório que não pode faltar.

Como o próprio nome sugere, esse é um dispositivo de segurança que serve para absorver impactos, evitar ferimentos e até salvar vidas.

Neste sentido, aliás, especialistas afirmam que usar esse acessório automotivo pode reduzir em até 75% o risco de morte no banco traseiro e 45% no frontal.

Mas será que qualquer modelo tem a mesma funcionalidade? Um dos mais comuns é o Cinto retrátil universal, que como o próprio nome diz tem um sistema universal, aceito não só em carros, como também nos caminhões e ônibus.

Além da versatilidade, as principais características desse modelo de cinto são:

  • Estrutura de três pontos;

  • Sistema duplo de bloqueio;

  • Tamanhos diversos de cadarços;

  • Resistência.

Há outros modelos diferentes do sistema universal, mas que cumprem basicamente as mesmas funcionalidades de segurança.

Se você tiver um automóvel em um modelo como um jipe, preparado para arrancadas ou trilhas, por exemplo, o Cinto de segurança ideal é o de quatro pontos.

Na prática, esse modelo é mais reforçado e preparado para evitar lesões graves, por conta de colisões ou até mesmo capotamentos.

Tem crianças a bordo? Então o dispositivo ideal para o seu caso é o de cinto pontos, específico para os assentos infantis.

Diferente de um modelo mais simples, esse é um cinto que oferece dupla proteção na parte dos ombros e une a correia entre as pernas da criança. Ou seja, uma composição ideal para evitar mesmo qualquer lesão ou acidente.

Independente do tipo de veículo ou da forma de proteção, usar esse dispositivo de segurança é uma obrigatoriedade. O motorista que não cumpre a lei, comete infração grave, perde cinco pontos na CNH e ainda precisa desembolsar quase R$200 de multa.

2. Película de segurança automotiva

A Película de segurança automotiva é outro dispositivos de segurança que não pode faltar no seu carro. Essencialmente, esse acessório serve como uma barreira de proteção entre o vidro e o passageiro.

No caso de acidentes, contar com uma película é algo que pode evitar lesões graves, no corpo e no rosto. Isso acontece porque a película é um item que absorve os fragmentos do vidro, caso haja um estilhaçamento e protege quem está dentro do veículo.

Ou seja, muito além da questão estética em uma lataria ou algo semelhante, a pelicula automotiva é um recurso que traz as seguintes vantagens na prática:

  • Proteção aos passageiros em caso de acidentes com vidro;

  • Maior barreira contra possíveis arrombamentos;

  • Proteção do veículo em relação ao calor excessivo;

  • Redução da luminosidade.

Atenção: para usufruir de todos esses benefícios, é fundamental que você busque um profissional especializado na instalação da película de segurança automotiva.

É importante que o profissional conheça muito bem o modelo do automóvel e tenha experiência nessa função, para proteger o carro, sem descaracterizá-lo diante da identificação do Detran.

3.Cadeirinha de segurança

Se você tem filhos ou trabalha como motorista e costuma transportar crianças, a cadeirinha de segurança é tão importante quanto um cinto.

De acordo com a legislação brasileira, esse dispositivo de segurança é obrigatório para os pequenos com idade entre um e quatro anos e não contar com esse acessório é considerado uma infração gravíssima.

Caso a criança tenha mais de 4 anos e menos de dez, o acessório de segurança indicado é o assento de elevação, preso ao banco de trás com um cinto de Segurança de três pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *